24 de junho de 2009

As revistas abandonadas

O telefone toca. É o meu amigo VV. Primeiro não percebo nada: estou na Alameda, há Repúblicas, Searas Novas e Séculos Ilustrados, imensos sacos. Depois faz-se luz. Está a falar de coisas consideradas como lixo e abandonadas na rua. Na esquina da Carlos Mardel, ao pé do Veterinário onde a J estagiou. Anda Depressa.
Nem penso duas vezes, enfio uns chinelos e vou a correr. Na esquina, um mar de sacos azuis. Começo a vistoriar e fico meia avariada: Flamas, revistas de Tv, Séculos, sei lá eu, uns bons cinquenta sacos, os anos 60 e 70 ali esparramados. Ardorosamente lanço-me à batalha e começo a retirar o que me interessa mais. Contagiadas pelo meu entusiasmo junta-se uma mãe e uma filha, mais outra rapariga. No meio da batalha, aparece o pessoal da recolha do lixo. Ainda conseguimos safar alguns sacos, mas o resto vai mesmo para a reciclagem.
Fico eu no meio da Alameda à noite, com a mãe e a filha, de volta do espólio que reservámos e chega o amigo VV com a família. E amavelmente transporta-me a mim e à minha pilha de 2 metros de revistas para casa. Diz filosoficamente, ainda bem que não vives com ninguém,senão matavam-me por te incentivar a levar lixo para casa.
Preta e feliz deixo o revistame no corredor e vou a correr tomar banho para ir trabalhar. Quem vai ter sorte é a Mariana, porque algumas revistas vieram repetidas. Que tal?

10 comentários:

teresa disse...

:):):) com que sorriso vais ficar durante umas dezenas de horas (acredito que mesmo durante o sono), T.
E se só referisses "um amigo meu", a autoria dos comentários seria identificada de imediato.

T disse...

Dezenas?? E o scanner vai guinchar de trabalho. Porque tenho ideia que do espólio vão sair surpresas.

T disse...

CENTENAS!!! risos. Estou mesmo contente:)

M disse...

Yupi! :) Ainda bem que conseguiste salvar algumas revistas. É inacreditável o que as pessoas deitam fora. Sou a feliz "salvadora" de uma pauta musical com capa de Stuart, que também encontrei assim, deitada fora num monte de entulho das obras. Gostava de ter estado lá para ver a tua cara perante o tesouro. Mil abraços a esse rico amigo que te telefonou.

T disse...

Eu fiquei maluca! Parecia um sonho:)
Mas depois separo as repetidas para ti. E trouxe por engano umas Paris Match e espanholas dos anos 60. Queres dessas tb?

M disse...

No meu blog ando a especializar-me em revistas portuguesas, mas se nenhuma das tuas amigas as quiser, e tu também não, com certeza! :) Depois mando-te um email a combinar.

Julio Amorim disse...

....e eu fico agradecido, pois esse "espólio", e o seu scanner, proporcionam umas ricas viagens ao passado....e não são nada caras.

Mas sinceramente Dona T....isso são coisas que se façam de chinelas...;-)!????

T disse...

Ok Mariana:)

T disse...

Caro Júlio...chinelas havaianas pretas! São compostinhas!

Julio Amorim disse...

Ahhh ....pronto, fiquei mais descansado!