1 de abril de 2009

O inventor de palavras

Image and video hosting by TinyPic

- Ó Mulher, onde estás?
- Estou aqui no compartimento da casa onde se preparam os alimentos.
- Olá, querida, o que temos hoje para uma das principais refeições do dia, que é tomada ao fim da tarde?
- Fiz um caldo com alguma substância sólida e que ordinariamente constitui o primeiro prato de uma refeição.
- Um caldo com alguma substância sólida e que ordinariamente constitui o primeiro prato de uma refeição? Ó querida, hoje fartei-me de exercer uma profissão ou tarefa... Até calha bem porque estou verdadeiramente, em alto grau, cansado e não tenho muita urgência de tomar alimento. E ainda falta muito? É que queria deitar-me para dedicar ao sono certo espaço de tempo.
- Já estão submetidas à acção do lume as substâncias que estão dentro do líquido incolor e inodoro, composto de hidrogénio e oxigénio.
- Submetidas à acção do lume?! É preciso mesmo dizer tantas palavras?
- Não sei dizer de outra forma, querido. O caldo com alguma substância sólida e que ordinariamente constitui o primeiro prato de uma refeição já está submetido à acção do lume. Acredita que se eu tivesse capacidade, conhecimentos, recursos para o dizer de outra forma, fá-lo-ia. Mas esta nossa língua portuguesa é muito complicada.
- Espera que eu invento já uma palavra... Ora bem, ora bem... submetidas à acção do lume... submetidas à acção do lume... é como quem diz... numa só palavra... sublume... não... sume... não... sose... também não... Já sei... Querida, vê lá o que achas desta palavra em vez de dizeres submetidas à acção do lume: coser!
- Querido, estás mesmo a precisar de dedicar ao sono certo espaço de tempo... Essa palavra coser já inventaste no dia anterior ao de hoje para que eu não dissesse que ia unir com pontos de agulha os buracos das tuas meias. E realmente agora é mais fácil dizer coser os buracos das tuas meias...
- Pois foi, querida. Mas eu tenho afeição, amizade pelo som da palavra... Já sei... muda-se o s pelo z e fica cozer... que achas?
- Depois os seres ou criaturas da espécie humana vão confundir sempre uma palavra com outra...
- Não vão nada... coser e cozer.... totalmente diferente...
- Está bem, tu é que tens capacidade, conhecimentos, recursos... Já está a cozer o caldo com alguma substância sólida e que ordinariamente constitui o primeiro prato de uma refeição. Despacha-te que está quase pronto.

Sem comentários: