24 de fevereiro de 2009

SÍTIOS POR ONDE ELE ANDOU

Image Hosted by ImageShack.us


Pela T. soube do 1º aniversário do “Mercado de Bem-Fica” (no final deste post colocou uma brincadeira aniversariante, salut!) e isso trouxe-lhe à memoria que, quando por aqui falou da “Parreirinha do Chile”, prometera à J. que falaria de outras catedrais lisboetas de bifanas, a nadarem naquela molhanga, não se sabe de quanto tempo, bifanas mais a coser que a fritar, cenas eventualmente chocantes para estômagos sensíveis.. A ideia era o “Beira-Gare, pelas bifanas, mas também por um petisco da casa, prazer seu, gostosura de tantos dias que já correram.
Reuniu a equipa costumeira e lá se foi de armas e bagagens para o “Beira-Gare”, mas
ia-lhe dando uma coisinha má. Quando se pediram as sandes de isca com cebola, o empregado acenou lentamente com a cabeça, disse à turba que já não faziam. Perdeu clientela, disse, e continuou a explicar que mesmo bifanas só a malta velha, os novos já acham as bifanas um horror e voltaram-se para coisas que não fazem mal.
Agora ele diz para quem não saiba: no “Beira-Gare”uma sandes de isca com cebola era um “must” do colesterol. Isca frita com cebola bem refogada, ou esturgida, como dizem os minhotos. De as lágrimas começarem a correr, de prazer, cara abaixo. Dizia o Dudu, que quando se desse a primeira trinca numa daquelas sandes de isca deveria ouvir-se o “Hallelujah “do “Messias” de Haendel, sim uma imensa aleluia, júbilo por gostos únicos, talvez prazeres que matam, mas não andamos cá para outra coisa e o inferno é já ali.
Mas acabaram. Ficou assim meio sem graça a olhar para os compinchas, a sentirem-se órfãos perdidos, todos a concluírem, em silêncio, que o mundo como o conheceram e amaram está a desaparecer Decididamente estão a matar tudo o que de bom esta cidade tinha. Privam-nos destas coisinhas, causam-nos desassossegos, põem-nos tristes. Vão todos morrer com saúde. Tempo para lembrar o Bertrand Russel quando confessou que a última vez que tinha feito exercício físico foi para acompanhar o funeral de uma amigo seu que tinha morrido a fazer “jogging”, ou aquele provérbio irlandês: “life is a bitch… and then you die.”
Claro que atacámos umas bifanas, os fininhos costumeiros, mas nada daquilo soube ao que deveria saber. O fim das iscas com cebola, no “Beira-Gare”, estavam atravessadas na garganta.
Para sempre?
Image Hosted by ImageShack.us

7 comentários:

J. disse...

gin, assim que vi a fotografia cresceu-me em primeiro a saudade e logo a seguir agua na boca... mesmo sendo 9h30 da manhã... e que delicias propõem para substituir a dita bifana "colestrolica" que em tempos foi especialidade da casa? uma quiche com salada?

e caro gin, esta das garrafas de(o)benfica não o deixam escapar a um texto para o mercado de bem-fica... com tantos "sitios por onde ele andou" tera certamente andado por aqueles lados, o que me diz, aceita? ;)

teresa disse...

Memórias... só entrei uma vez na vida neste espaço- faltavam 2h para fazer um exame de solfejo no conservatório. Chegou um bife em frigideira de barro. Com colegas, estudávamos a lição. O empregado, trazendo as frigideiras, virou-se para nós e disse-nos: "meninos, agora a música é outra!" (é que estas memórias trazidas pelo Gin arrastam outras que já estavam um pouco arrumadas no baú do esquecimento):)

J. disse...

e havera por ai memorias de benfica, teresa? ;)

teresa disse...

Não... é que o meu pai- que pouco vi ir ao estádio para assistir a um desafio - foi premiado, em tempos (deixou-me em presença física há pouco mais de 2 anos) por ser um dos mais antigos sócios da "concorrência". risos

gin-tonic disse...

Bastava olhar as garrafas no final do "post" para se saber que, pelo menos de quinze em quinze dias, vai para esses lados sofrer como um cão danado. Fraquezas...
Claro que aceita o desafio de escrever um "post", talvez dois, para o Mercado de Ben-Fica, mas vai publicá-los aqui, nos Dias Que Voam e a críssima J. depois fará deles o que bem entender.
Ele explica: é um nabo informático, não acerta uma. A T. passou as passas do Algarve para que ele conseguisse colocar posts directamente. E até hoje não lhe perdoou o facto de ele não conseguir utilizar o "Picassa".
Apenas isso. Mas fica prometido.

J. disse...

gin, então e a adivinha que estava ali (sem saber) no mercado à sua espera?

ficamos ansiosamente aguardar esses posts sobre benfica, um dois, três... quantos mais melhor... gostamos das suas estorias, gin... se quiser publica-las no dias nos depois tratamos do resto (como a t. o fez aqui) ;)

gin-tonic disse...

Lamenta mas só agora chegou aqui. Saíu cedo, chegou tarde, já passou pelo Mercado,e vai lá deixar comentário.