23 de setembro de 2008

a (in)consciência verde

hoje, de uma forma ou de outra, toda a gente fala de consciência ambiental.
também algumas empresas procurar fazer profissão de fé duma certa consciência corporativa ambiental.
Image Hosted by ImageShack.us
há relativamente pouco tempo o banco espírito santo lançou-se numa grande campanha onde, procurando fazer algum humor, falava da importância de aderir ao extrato digital para evitar gastar papel,defender as árvores, salvar o planeta e por aí fora.
afirmava o bes que plantava uma árvore por cada cliente que aderisse ao extrato digital.
sabendo o que custa cada árvore e sabendo quanto custa em papel e em envio um extrato bancário, ficamos a saber quem ganha com a opção verde.


e se acham que é apenas o meu proverbial mau feitio e que o bes até está de alma e coração com a opção ambiental, oiçam o retomar da campanha dos 10% em que o banco afirma, como o mesmo sentido de humor parvóide que 'quero lá saber que vocês desperdicem energia e água que o bes é que vai pagar os excessos'...

Image Hosted by ImageShack.us

mesmo que o que o banco pague sejam 10% do limite máximo 175 euros durante 6 meses, pagam um máximo de 105 euros para ficar com a conta com o ordenado (apenas se superior a 500 euros) domiciliado, subscrever um cartão de crédito... e como os empréstimos à habitação exigem domicialização de vencimento... estão a ver a coisa: em muito pouco tempo os 105 euros estão do lado de lá.
105 euros para estas contrapartidas todas é mesmo muito barato, acreditem.

mas tal como dizia o pai do stanley ho ao filho, que para ganhar dinheiro num casino era preciso ser o dono dele, para ganhar dinheiro num banco é preciso ser o banqueiro.

é na consistência das opções que se vê a firmeza das escolhas.
e com as do bes estamos conversados.
... mas podiam olhar para as duas campanhas que têm e perceber que representam o oposto uma da outra.
a menos que a bbdo tenha uma capacidade de convencimento que os torne acéfalos.

3 comentários:

Luís Filipe Gonçalves disse...

Ah, os anúncios não eram a brincar?
Plantarem árvores e lavar-se carros com água tépida?

Anónimo disse...

Carlos, além de concordar, totalmente com a sua exposição, já que falou em determinada altura nos empréstimos há habitação, vale a pena dar uma vista de olhos, no Correio da Manhã, (passo a publicidade ),de hoje, num artigo a meio do jornal.

Fernando

Anónimo disse...

Boa noite,
Concordo plenamente com a análise e confesso que me irrita ouvir que o sr não perde nem 10% do sono por causa de uma conta de água ou luz que inclui banhos ao cão e ao carro de água tépida...
Haja bom senso!