27 de fevereiro de 2008

Professores

Já me aborrece esta coisa dos professores irritados.
Talvez esta coisa dos professores irritados deixe de me aborrecer quando eles deixarem de criticar aqueles que os querem obrigar a justificar o dinheiro que ganham.

Infelizmente, todos nós (que estudámos ou temos filhos a estudar) conhecemos muitos casos de professores que merecem valentes puxões de orelhas.

Os justos que me perdoem mas os pecadores têm de ser chamados à atenção.

Posso ser eu que tenho mau feitio, mas não me lembro de nenhuma proposta dos professores com vista a melhorar a vida escolar dos alunos. Parece que apenas têm capacidade para olhar para o seu umbigo.

Numa escola do sul de Portugal, uma professora chegava atrasada, sistematicamente, pelo menos meia hora, e tentava sair várias vezes mais cedo. Nunca teve nenhuma falta nem lhe foi descontada qualquer hora. Até ao dia em que esse desconto de horas no ordenado começou a ser feito e na tradicional avaliação (na função pública) deixou de levar a tradicional nota máxima. A sua primeira reacção foi de indignação.

As únicas coisas que os professores veêm como política errada de educação são aquelas que visam ordenar e responsabilizar a sua actividade.

Sem comentários: