30 de março de 2007

Bertrand ao fim da tarde

" Boa Tarde, quero um livro que seja bom de ler, se faz favor.
Um romance que tenha saído agora...uma história bonita..pode ser?
Autor? Tanto faz.
Lista dos mais vendidos? Não...escolha a senhora, pode ser?
Ah..e que acabe bem!"

Conversa entre senhora muito velhinha e encarquilhada e a vendedora da livraria Bertrand.
Eu estava colada ao telemóvel, para descobrir por portas travessas, o livro indicado para um amigo que não é de gosto fácil.
Como me perdi a comprar livros para mim, qual debulhadora frenética, perdi o escolhido. Mas fiquei a pensar no assunto.
Curiosamente quando perguntei se havia algo recentemente publicado de um finalista do Booker Prize, a dita cuja vendedora chamou uma rapariga que ia de saida e ela lestamente me indicou um, que se veio a comprovar ser o certo. Um despacho a miúda e com opiniões muito certas.
Donde a importância de livreiros que saibam ajudar. Sempre.

Sem comentários: