19 de fevereiro de 2007

Sugestão de leitura


Por acaso tinha emprestado este livro a um amigo, que mo devolveu ontem e era altura de uma sugestão de leitura que me tinha sido pedida. Acredito em coincidências, pois é.
Acho a Doris Lessing uma das grandes escritoras contemporâneas, pela sua escrita enérgica, directa, envolvente e feminina (mas não feminista).Muitos adjectivos, mas passo a explicar. Assumida politicamente, viveu a sua juventude na África Inglesa, o que lhe deu uma endurance muito especial para falar do racismo e dos preconceitos hipócritas das pequenas sociedades, que descreve nos seus primeiros livros.
Multifacetada enveredou pela ficção cientifíca na conhecida série Canopus em Argos, género menor para muita gente...(uma parvoiçada, que não entendo aliás). O Caderno Dourado é outro livro a não perder.E todos os outros aliás.
Mas vamos ao que interessa, Os Diários de Jane Sommers. É uma obra em dois volumes e tem a particularidade da Lessing, no seu jeito brincalhão e quase felino, o ter publicado sob um pseudónimo Jane Somers, que como referência dizia só ser jornalista. O engraçado da questão é que já era famosa e a sua obra foi recusada por alguns dos seus próprios editores ( outros disseram ser um livro à La Lessing e aceitaram).
De que nos fala o livro? De uma bem sucedida mulher, Jane Somers, uma jornalista de uma revista feminina, que depois de lhe morrer o namorado e a mãe, sente a necessidade de fazer algo diferente na sua vida. Assim estabelece uma relação de ajuda com Maude, uma nonagenária, ex empregada dum loja de chapéus.
Ambas são mulheres dificeis, habituadas a esconder o que sentem. E a sua relação acaba por transformá-las.
Aconselho este livro, mas desde já digo que é dificil comprá-lo: na Fnac não havia nada da Lessing, idem na Bertrand. Um amigo meu comprou-os na Barata. Eu estou esperançada numa ida à Europa América, que é a sua editora em Portugal. Exactamente porque quero oferecer alguns a amigos meus.
E é isto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só hoje li esta sugestão de leitura.

Obrigada


:))


Abraço


iv

T disse...

Vai sempre a tempo:)
Beijinhos