23 de janeiro de 2007

Palavras para Jasmim e para todos...


"este foi o ano em que nasceste
e prolonga-se este ano os seus
meses muito grandes por ti
este foi o ano que te fez nascer
e chegaste no seu leito como
em barco carregado de rosas
um barco sem leme sem remos
que chega na força serena do rio
e na força de um dia demasiado
forte na vida na minha vida
na vida da tua mãe que te
troxe como um barco perfumado
de pétalas a descer um rio
uma vida demasiado forte e
a nascer e a chegar no dia
exacto deste ano em que nasceste
para nós para dias e anos
de auroras e noites distantes
dias longos a nascerem como o
teu sorriso de criança a
ensinar-nos o que esquecemos ao
crescer a ensinar-nos a sorrir
de novo na vida na tua
vida que começou e se estende
neste ano sem noite sem foz
em que chegaste como um barco
de rosas na primeira luz da
madrugada"

José Luís Peixoto

Este moço escreve coisas bonitas. Muito bonitas. Estas palavras sinto-as como se fossem minhas, para a minha Jasmim, nascida há 20 dias, aqui no quente desta casa. Apropriei-me delas, é a vantagem das palavras...
E o prazer, também. Nesta última semana tive o prazer de ler o último livro deste moço. Chama-se "Cemitério de Pianos" e é um fenómeno. Ainda estou azaramboada por tanta intensidade e beleza...
impossível não partilhá-la convosco. Comprem-no, roubem-no, peçam-no emprestado...
Devorem-no.

;o)

beijos e abraços

Sem comentários: