29 de janeiro de 2007

Mais cinemas...






Quando eu era uma jovem estudante e comecei a descobrir Lisboa, encantavam-me os grandes cinemas que existiam. O melhor para mim era o Monumental. Gostava de me sentar nos degrauzinhos e flanar a ver os passantes.E de ir ao Satélite, era aconchegante. Quando o camartelo deu cabo dele, irritei-me como tudo. Para mim o Saldanha faz-me pena desde esse dia. O que eu odiei aqueles tapumes.
Outro cinema gigantesco que eu gostava, era o Império. Só a frisson de se abrirem as cortinas e de se ver a cidade. Nunca me esquecerei da sensação. Agora está reconvertido, infelizmente para uma religião qualquer. Devia ser proibido.
Dois cinemas da Avenida de Roma: o inevitável Roma, agora igualmente reconvertido em Fórum Roma, pela CML e bem conservado. E viva o João Soares, apesar de tudo.
O Alvalade, que o camartelo levou, e onde está a nascer uma coisa monstruosa.
Quem quiser ampliar as imagens, é só clicar nelas. Et voilá.
Fotos: Arquivo Municipal de Lisboa

4 comentários:

erre disse...

E o Eden?...
Para além do Império e do Roma, gostava muito do Eden :-)

Anónimo disse...

E o star ? também era um bom cinema, numa guerra junqueiro irreconhecivel
e o nimas?, ainda continua vivo, mas só pela foto do arquivo vale a pena ir ver (a anunciar o Chove em Santiago,lindo ...)

Anónimo disse...

aproveitei e fui matar saudades do apolo 70 e do Londres de antigamente :O), cada um mais lindo que o outro

Anónimo disse...

E o Avis e o Estúdio 444 e o Europa e o Paris e o Cine 222 e o Royal e o Monte Carlo e o Castil que não sei se ainda existe. E o 1º que fui foi o Roma - acho que foi ver «Os Malucos Vão à Guerra». Os Alfas Triplex é que já não tiveram magia; para o fim até se lá apanhava pulgas. Foram bem demolidos.
«O Alvalade, que o camartelo levou, e onde está a nascer uma coisa monstruosa.»
Sim Senhora!