19 de outubro de 2006

O coelhinho branco



Quando o coelhinho branco voltou para casa, depois de vir da horta, chegou à porta e achou-a fechada; bateu e perguntaram-lhe de dentro:
- "Quem é?"
O coelhinho respondeu:
"Sou eu o coelhinho
Que venho da horta
e vou fazer um caldinho"

Responderam-lhe de dentro

" E eu sou a cabra cabrês
Que te salto em cima
E te faço em três"

Foi-se o coelhinho , por ali muito triste, encontrou um boi e disse-lhe:

"Eu sou o coelhinho
Que tinha ido à horta
E ia para casa
Fazer um caldinho;
Mas, quando lá cheguei,
Encontrei a cabra cabrês,
Que me salta em cima
e me faz em três"

Responde o boi:
" Eu não vou lá, que tenho medo".
Foi o coelhinho andando e encontrou um cãe e disse-lhe:
"Eu sou o coelhinho
Que tinha ido à horta
E ia para casa
Fazer um caldinho;
Mas, quando lá cheguei,
Encontrei a cabra cabrês,
Que me salta em cima
e me faz em três"
Responde o cão:
" Eu não vou lá, que tenho medo".
Foi mais adiante o coelhinho e encontrou um galo, a quem disse também:
"Eu sou o coelhinho
Que tinha ido à horta
E ia para casa
Fazer um caldinho;
Mas, quando lá cheguei,
Encontrei a cabra cabrês,
Que me salta em cima
e me faz em três"
Responde o galo: " Eu não vou lá, que tenho medo". Foi-se o coelhinho, muito mais que triste, já sem esperanças de poder voltar para casa, quando encontrou uma formiga que lhe perguntou:
"Que tens tu coelhinho?"
"Eu vinha da horta
E ia para casa
Fazer um caldinho;
Mas, quando lá cheguei,
Encontrei a cabra cabrês,
Que me salta em cima
e me faz em três"
Responde a formiga
" Eu vou lá e veremos como isso há-de ser"
Foram ambos e bateram à porta. A cabra cabrês diz-lhes, lá de dentro:
"Aqui ninguém entra;
Está cá a cabra cabrês
Que lhes salta em cima
E os faz em três"
Responde a formiga:
" E eu sou a formiga
Que te furo a cabeça
E me chamo rabiga"
Palavras não eram ditas, a formiga entra pelo buraco da fechadura, mata a cabra cabrês e abre a porta ao coelhinho. Depois foram fazer o caldinho e ficaram vivendo juntos - o coelhinho branco e a formiga rabiga.

Nota:Sem comentários...Ainda me lembrava desta história da minha infância. Não sabia era da parte da promiscuidade entre coelho e formiga rabiga:)
"Contos da Carochinha", Livraria Clássica Editora, 1927

Ah..e dedicada à Lulu Coelhinha, pois claro:)

1 comentário:

Anónimo disse...

eu tb m lmbro dst hstoria...
o meu pai estava smpre a cntr ma...nao sei pk ms axo k gstv dela...tbm n me lmbro dat final e aminha formiga dizia "e eu sou a formiga rabiga que te salto em sima e te furo a barriga"... e a minha cabra nao morria...