22 de abril de 2006

we shall overcome

há uns tempos tinha falado aqui de músicos sobre os quais não falaria.
mas este disco, pelas suas características, leva-me a não respeitar o que tinha dito que não faria.
este disco é um grande disco.


eu sou suspeito porque acho o bruce springsteen um dos maiores/melhores/ou-lá-o-que-quiserem-chamar músicos da actualidade.

injustamente catalogado pelo seu 'born in usa', quer por uns que acham ter sido o seu único bom, quer por aqueles que não lho perdoam e o 'carimbaram' para o resto da sua vida pelo crime.
(experimentem ouvir todas as canções do 'born..' nas suas versões acústicas e a solo.... )
passando de lado quanto á análise dessa questão, vamos ao que interessa.


'we shall overcome: the seeger sessions'

Image Hosted by ImageShack.us

é uma espécie de regresso àquele que foi um dos maiores discos da história da música popular: o mítico ' nebraska'.


se o nebraska foi gravado em casa, com um pequeno e doméstico gravador de cassetes de 4 pistas (o que prova que quando alguns músicos se queixam da falta de condições técnicas estão a arranjar desculpas) e onde o bruce cantou todas as vozes e tocou todos os instrumentos, 'we shall overcome' é um regresso, acompanhado, ao seu estúdio caseiro da casa de new jersey.

Image Hosted by ImageShack.us

agora socorre-se de mais 11 músicos de primeira água e 5 cantores, para fazer esta espécie de homenagem á grande tradição folk americana, aqui sob o chapéu inspirador de pete seeger.

Image Hosted by ImageShack.us

sem nenhum dos membros da sua e-street band (excepção feita á sua mulher, patti scialfa), consegue aqui criar um som puramente folk nas vozes e nos instrumentos.

esta atracção do bruce pelos ambientes folk e a sua temática já se tinha manifestado em pleno no 'the ghost of tom joad (um disco feito a ler 'as vinhas da ira') e no seu anterior 'devils and dust'.

mesmo o nebraska, era um disco dum rocker que quiria fazer uma obra urbana com sons rurais, e com a visão dum urbano sobre o mundo rural.

we shall overcome é um disco de alguém que reconhece abertamente que muito do que faz na música o deve a pete seeger, como anteriormente o tinha feito com woody guthrie na sua participação no trabalho 'a vision shared' de homenagem a guthrie e leadbelly...

este disco devia estar em todas as casas.

se existem umas organizações que se responsabilizam por colocar bíblias em todos os motéis e hotéis dos estados unidos, deveria haver uma outra organização responsável pela colocação de alguns discos fundamentais para a cultura americana.

(eu sei que sou exagerado a falar do bruce... eu tinha-vos avisado...)

Sem comentários: