um dos maiores, se não o maior, de todos os que podemos chamar cantores do quotidiano.
nasceu no oklahoma nos idos de 1912.
no meio do que os americanos chamam a 'dust bowl diaspora' e que o steinbeck retratou em 'as vinhas da ira' e o guthrie num fabuloso 'tom joad' (que o bruce glosou para um dos seus melhores discos - 'the ghost of tom joad') e no histórico 'dust bowl blues'.
guthrie compôs milhares de canções. é provavelmente o músico com mais canções compostas.
fez músicas sobre tudo e todas as coisas.
tem um notável conjunto de canções infantis (usadas até para o ensino de inglês nas escolas)
fez canções de resposta a outras canções (o 'this land is your land' é a sua resposta ao 'god bless america' do irving berlin.
fez canções em cima dos acontecimentos; sobre notícias dos jornais (deportees é uma obra prima feita sobre uma notícia de jornal)
acompanhou todo o movimento sindical americano nos anos 30 e 40.
cantou em todas as greves e lutas dos trabalhadores. a troco de comida, dormida e viagem para o local seguinte.
foi espancado, preso e perseguido pelas suas actividades pró-sindicais.
e, estranhamente, também foi contratado por alguns empregadores para animar os trabalhadores em algumas grandes obras. tal a sua reputação entre o operariado americano do sudoeste dos estados unidos (principalmente)
durante anos usava guitarras ou banjos onde estava escrito: esta arma (ou esta máquina) mata fascistas.
e matava.
guthrie foi a influência mais marcante da música americana no século 20..
é histórica a a visita de bob dylan (quando ainda se chamava robert zimmerman) ao hospital onde guthrie estava a morrer e lhe ter jurado que iria ser musico em sua homenagem.
são públicas as confissões de reconhecimento de influência determinante por homens como bruce springsteen, john cougar mellemcamp, billy bragg, pete seeger,
muito do que foi a música americana a partir dos anos 60, não o seria sem woodie guthrie.
muito do seu reconhecimento pelos media só veio muito depois da sua morte, culminando com o grammy da national academy of recording arts and sciences em 1999, dezenas de anos após a sua morte..
ser filho de tal homem não é coisa fácil.
a herança que arlo recebeu do seu pai foi uma coisa pesada.
por um lado acusado de viver à sombra do seu apelido, por outro sendo acusado de não honrar o talento do pai.
arlo nasceu em 1947. já com o seu pai mais tempo em hospitais do que em casa.
cresceu afastado do pai, mas perto da imensa comunidade de músicos que habitava a sua casa.
não obstante a herança que carregava, arlo construiu uma carreira notável onde aliava o compromisso ideológico a um sentido de humor apurado.
foi dos mais destacados cantores na contestação à guerra do vietnam.
estreou-se com um notável 'alice's restaurant' em 67, do qual arthur penn fez uma versão... em filme passados dois anos.
estrela maior no festival de woodstock.
cantor de todas as causas também.
arlo é um daqueles artistas que teve que destruir primeiro o apelido para construir o seu nome próprio.
e fez isso de um modo notável.
se o filho não é um caso único como o pai (por isso o pai é um caso único), soube honrar o apelido que carrega.
e bem.
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