28 de outubro de 2005

E vamos ao Mattoso.

Primeiro..Célticos em Porugal:

"Os autores clássicos são unânimes na afirmação de que a ampla região compreendida entre o Tejo e o Guadiana, isto é o actual Sul do território, era habitado pelos célticos. Este povo estendia ainda a sua influência para a zona ocidental da Andaluzia, para lá do Guadiana, não sendo de excluir que habitasse boa parte da Sierra Morena.....O que importa reter, é que a área actual do território português mais influenciada pelos célticos era o Alentejo e o Algarve , ou seja precisamente aquela que não costuma ser atribuída àquele povo em diversas obras de divulgação de duvidosa base científica"

Ok, celtas arrumados: não vou falar dos celtiberos nem dos célticos meridionais. É muito celta para a minha camionete. Temos então celtas mouros ao sul. Póvoa de Varzim com celtas era mito., também não faz mal sou descendente de alentejanos e minhotos)


E vamos ao tio Viriato.

A parte de não ser um mito recente , como o Gasel dizia, ok. Está documentado desde o tal Posidonio e o Diodoro. Raio de nomes.
Dizem os senhores que se trata de uma figura estereotipada, que reflecte acima de tudo as perspectivas culturais e sociais dos dois senhores de nome feio. Sem dúvida existiu. Mas o tal bom selvagem é aldrabice. Fachada atlântica não, fachada meridional sim.
Montes Hermínios para o catano.
Ou seja, associou-se intencionalmenteo senhor ao Portugal mais antigo. Porque faria isso o Estado Novo? :)
Tenho que descobrir onde está a minha caderneta de cromos da história de Portugal. Era muito elucidativa. Mas lá se vai o pastor vestido de peles a dar porrada com um pau aos romanos!

Enfim, tem imensos dados é ler a página 215 e seguintes da História de Portugal (1º volume) dirigida pelo José Mattoso. Que é excelente !!! E é sempre boa de ter numa casa, lombadas de fácil limpeza e conteúdo excelente.
Confesso o meu fraquinho pelo José Mattoso. É o historiador mais lindo que conheço.

Sem comentários: