30 de setembro de 2005

Professora, Portugal, Parking

Em Setembro tenho tido uma daquelas professoras do tipo quero casar com ela. É incrivelmente dinâmica do tipo 4 cafés de manhã mas sem precisar de tomá-los. É espontânea tipo assustar as pessoas de repente com uma ideia que lhe veio à cabeça. Também é espontânea do tipo aproveitar tudo o que dizemos para ensinar mais qualquer coisa interessante à margem do programa. Se esbugalhasse os olhos como um certo entertainer intelectual que conheço bem, diria que esta professora é do tipo desse entertainer.

É daquelas mulheres que quando recebe um convite para um passeio de barco no lago do jardim, convida-nos antes a nós para fazer parte da equipa dela de remo...

O que me fascina mais ainda é que diz aquelas coisas que quando sou eu a dizer ninguém acredita, como por exemplo que Portugal é mais sofisticado do que muitos países como por exemplo a Inglaterra ou a Alemanha. Fascina-me também a sua heterodoxia, como fazer comparações entre coisas incomparáveis mas que por isso mesmo têm todo o interesse em ser comparadas. E adoro a inteligência com que se diverte a defender alguns preconceitos enquanto que desconstrói outros.

É o tipo de pessoa que justifica um casamento, sobretudo pelo facto de ser contra o casamento.

Portugal é um país muito sofisticado. Hoje paguei uma multa com multibanco. A máquina do multibanco era portátil e wireless. Dentro da camioneta da polícia havia uma magnífica secretária com pc portátil, impressora, talvez fax. Podia fazer daquela carrinha o meu super-escritório-itinerante.

Os polícias foram muito simpáticos. E compreensivos também. Tinha estacionado em cima de um passeio com 40 cm de largura e o carro tinha, portanto, ficado colado à parede. A multa para este detalhe do colado à parede é de 60€, mas como me declarei estudante de alemão, paguei só 30€ (i.e., a multa para estar em cima do passeio mas afastado da parede).

Gosto muito de Lisboa.

Sem comentários: