29 de setembro de 2005

as miranda sex garden ou o prazer na música antiga

não é um heargasm... mas é uma delícia

as miranda sex garden são um grupo inglês que se formou nos idos de 1990.


eram três meninas (katharine blake, kelly mccusker e jocelyn west) que estudavam música antiga na escola purcell e decidiram criar um grupo à capella que fugisse ao esquema tradicional dos grupos de musica antiga.

por via do nome (o miranda é retirado de carmen miranda, o sex garden é retirado do óbvio) chegaram, nos idos de 90, a atingir uma franja de ouvintes das áreas do rock alternativo, gótico e outras coisas a atirar para as roupas escuras e chamar muita dessa gente para a audição com prazer da musica antiga.
o último trabalho que lhes conheço é do ano 2000 (carnival of souls), mas julgo que ainda resistem com uma legião de fiéis adeptos (nos quais se inclui este vosso amigo)

este disco
Image Hosted by ImageShack.us

descobri-o, pouco depois de ter saído, numa pequena discoteca de nova iorque na mesma incursão onde descobri as sweet honey in rock...

o que prova que ganhei bem o dia nessa lojinha....

pedi para ouvir porque gostei do nome.
e fiquei admirador confesso para o resto da vida.
este 'madra' (mute records, 1991) contém umas 25 peças de musica de circa 1600 (o 'circa' fica sempre muito bem quando falamos de música antiga...). a maior parte dela muito conhecida e cantada por outros grupos mais ou menos famosos.
mas o que torna este grupo e este disco especial... é a forma de cantar sem o ar de respeito sacro-santo que é costume encontrar nesta música e alguma criatividade nas harmonizações que a cada disco se tornam mais experimentais.

não ouvir é um crime.
acreditem

Sem comentários: