23 de maio de 2005

centenas de anos e muitos milhares de mortos depois

após 6 anos de aturados trabalhos de uma comissão de trabalho da comissão internacional das igrejas anglicana e católica romana (arcic,anglican-roman catholic international commission, na sua versão original em inglês), os seus membros (distintos e especializadíssimos téologos) divulgaram um documento conjunto que constitui um passo determinante para o futuro das interpretações sobre o papel da virgem maria.

o texto (maria: a graça e a esperança em cristo) irá ser agora analisado pelos responsáveis pelo respeito dos preceitos teóricos de ambas as igrejas (a congregação para a doutrina da fé, no caso dos católicos e a sua correspondente para os anglicanos).

o documento em causa analisa 3 pontos fundamentais da divergência entre anglicanos e católicos, cuja principal divergência estará, de facto, na condição de virgem da virgem e na sua ascenção de corpo e alma aos céus.
existem outras respeitantes à devoção aos santos, comunhões, santíssima trindade, ordenações, sexualidade e outras minudências, mas de somenos importância perante esta magna divergência do papel da virgem e da sua virgindade nas respectivas igrejas).

assim, dos 3 principais pontos de discórdia,

o primeiro
é o dogma da imaculada conceição (por imaculada conceição entende-se o ter concebido sem que tenha tido relações sexuais: concebeu e restou sem mácula).
segundo o parecer dos sábios teólogos, 'o trrabalho de redenção de cristo remonta até ao mais profundo do ser de maria e às suas primeiras origens' (leia-se que a imaculação teve efeitos retroactivos por via da redenção de cristo)

o segundo
ponto de discórdia assenta na assunção de maria.
de acordo com o dogma (para quem não está familiarizado com o termo, por dogma entende-se o que não tem discussão e que será blasfémia negar ou duvidar. como exemplo do contrário, as aparições de fátima não são um dogma: qualquer católico pode negar ou duvidar sem correr o risco de excomunhão) católico, maria subiu ao céu, em corpo e alma, após a sua vida terrena.
para os doutos sábios, a dita assunção é entendida como a convicção de que deus tomou a totalidade da pessoa da mãe de jesus na sua glória e que isso é 'conforme as escrituras'.
ou seja:,os doutos teólogos leram. está escrito. está provado.

a terceira questão,
referente ao culto da virgem (um dos principais pontos de discórdia entre anglicanos e protestantes) é um tema que não deve ser razão para divergências teológicas já que o culto e a invocação de maria não obscurecem nem diminuem a mediação particular de cristo.


resumindo, e após 6 anos de trabalho, centenas de anos de divergências e muitos milhares de mortos por via delas, chegamos à conclusão que:

1.
maria é imaculadamente virgem porque a redenção de cristo assim a tornou por retroactividade
2.
maria subiu aos ceús porque está escrito.
3.
a virgem é uma espécie de supporting actress, não retirando o brilho ao actor principal.


e são estas as principais divergências entre católicos, anglicanos e protestantes...
por via disto se fizeram tantas guerras.
por via disto morreu tanta gente
por via disto ainda há quem se bata

Sem comentários: