12 de fevereiro de 2005

O MOLHO

Manteiga, farinha de trigo, sal, leite,
pimenta (um cheirinho)
e queijo parmesão (ralado, está bem de ver).
É assim que se faz o molho, parece-me.
Portanto estava à mesa,
com o rosbife no prato e o molho ao lado.

Bateram à porta.
Devia ir, a ver quem era.
Se tivesse ido,
entretanto o gato subia à cadeira
e lambia o molho.
Quando eu voltasse
encontraria o gato estendido,
estrebuchando.
Veneno.
Quem o teria posto no molho?
Aí estava a história alucinante,
que me ia dar uma dor de cabeça
tremenda de resolver.

Mas não fui.
Foi a minha tia,
que gosta muito de falar.
Era o correio com o jornal da véspera,
como de costume.
E o gato também não veio,
até porque
detesta pimenta e queijo parmesão.
Coitado.

Dado isto, pus o jornal de lado
e o molho em cima do rosbife.
Devo confessar
que também detesto esse molho.
E estava péssimo.
Não morri.

Mário Henrique Leiria

Sem comentários: