23 de novembro de 2004

O concerto do carlos é neste festival!

"Igreja de S. Roque abre as portas para mais um festival



Será ao som do Gloria, de Vivaldi, e da Missa da Coroação, de Mozart, que se abrirão hoje (18.00, Igreja de S. Roque) as portas de mais um festival Música em São Roque, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Serão intérpretes deste concerto dirigido por Christopher Bochmann a Orquestra Sinfónica Juvenil, o Coral de Linda-a- -Velha e quatro solistas: soprano Lia Altavila, meio-soprano Laryssa Savtchenko, tenor José Manuel Araújo e barítono José Corvelo.

Seguem-se nove concertos até dia 8 de Janeiro, quatro de música de câmara e cinco utilizando formações corais de várias dimensões. Os concertos de música de câmara são da responsabilidade de instituições de ensino: Escola de Música do Conservatório Nacional (dia 24), Escola Superior de Música de Lisboa (dia 2/12), Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha), a 8 de Dezembro e Academia de Música de Santa Cecília, uma semana depois. Estes concertos realizam-se sempre às 18.30, no Museu de São Roque e constam de um recital de piano (dia 24), de violoncelo (dia 2), peças de alunos do atelier de música contemporânea da instituição (dia 8) e música de câmara, no dia 15.

O próximo concerto com canto é no próximo sábado: às 18.00, na Igreja do Instituto de S. Pedro de Alcântara, o Grupo Vocal Olisipo interpreta obras da Idade Média e contemporâneas. Dia 4, no mesmo espaço e à mesma hora, é a vez do Coro Gulbenkian, sob a direcção de Jorge Matta, cantar obras de Diogo Dias Melgás e de Francisco António de Almeida. Uma semana depois, na Igreja de São Roque (21.00), o Coro feminino e a Orquestra do Círculo de Música de Câmara, a que se junta um órgão, interpretam pequenas obras de Haydn, Schubert, Brahms e Mendelssohn, e fecham com a Missa de São Leopoldo, de Michael Haydn. Dirige Filipe Carvalheiro.

A Igreja de São Roque recebe os dois eventos terminais deste ciclo: um concerto pelo Grupo Vocal Arsis e uma orquestra de câmara (dir. Paulo Brandão), mais o organista António Duarte, em que se cantará The King Shall Rejoice, de Händel e o Te Deum, de Delalande (1657-1726), às 21.00 de dia 18 de Dezembro; e o «Concerto de Ano Novo», marcado para dia 8 do novo ano (21.00). Tal como no ano passado, este concerto será realizado em parceria com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e contará com o Coro Voces Caelestes e a Orquestra Barroca Capela Real, mais um naipe de cinco solistas vocais: sopranos Orlanda Velez Isidro e Rute Dutra, meio-soprano Joana Nascimento, tenor João Rodrigues e barítono Hugo Oliveira, o todo sob a direcção geral de Sérgio Fontão. O programa contempla três obras de Händel: o Laudate pueri dominum, o Nisi Dominus e o Dixit Dominus.

in Dn de 21/11.

Sem comentários: