15 de novembro de 2004

ainda a margaret mead...





um dos grandes contributos da margaret mead para a antropologia (ou para o alargamento do seu interesse e estudo aos não antropólogos), foi o facto de, talvez por ser mulher e mal recebida pela restante comunidade científica, necessitar de dar algo de novo a essas investigações e estudos.
foi o começar a deixar de olhar para os outros povos como uns seres estranhos e exóticos que os ocidentais 'estudam', e passar a olhar para eles para tentar perceber como funciona a nossa sociedade e o que a nossa sociedade tem a aprender com eles.

por muito que a acusem de ter ido à procura de sociedades 'matriacais' para a oceania (era acusada de ir à procura de 'provas' para a sua luta de afirmação da mulher nos estados unidos), que fez com que uma legião de antropólogos machos lá voltassem para 'provar' exactamente o contrário, só para dizer que ela estava enganada...
por muito que a acusassem de não respeitar os mestres, nem respeitar as 'leis', ninguém, rigorosamente ninguém, deu tanto à divulgação da antropologia como ela.
conseguiu, por uma vez na vida, que a antropologia tivesse uma super-estrela.
conseguiu que muita gente, como eu, lesse uns quantos livros e se interessasse por coisas que nunca imaginou...

e era feia, sim senhor. um bocado.
mas eu também sou feio

Sem comentários: