10 de outubro de 2003

Reflexões

Ontem fui aos Correios levantar uma carta registada que afinal não tinha importância nenhuma.
Já aqui tinham dito e é verdade: uma estação de correios é um bazar!
É um misto de loja do cidadão (dá para pagar quase tudo), com agência bancária (certificados de aforros, títulos de capitalização, depósitos, levantamentos), com livraria (adulta e infantil), com papelaria, com entreposto de telemóveis, e sei lá mais o quê... Se vendesse queijos e pêras, era uma mercearia!
Curiosamente os selos, a filatelia, que dantes ocupava um espaço importante, quase desapareceu relegada para um canto esconço!


Já bastante depois da Última Hora:

O jovem Pedroso foi libertado, dizem os jornalistas. Terminou uma prisão injusta e ilegal, diz ele.

Que dizer?…
Em primeiro lugar faço o notar o facto que posso ser um pouco parcial. Não acredito nele! Não tenho razão nenhuma, é óbvio, mas posso não acreditar. Outros factos relacionados, e abundantemente referenciados na imprensa, sei que são verdade, portanto presumo que a acusação contra ele seja verdadeira. Também posso acreditar nisso!

Então digo:
É justo ele achar que a prisão foi uma injustiça. É absurdo ele dizer que a prisão foi ilegal. É legal um juiz avaliar que há indícios suficientes para determinar a prisão preventiva, e é normal um tribunal superior revogar essa determinação, por discordar da avaliação do juiz ou por alteração dos indícios. Pode argumentar-se que foi erro do juiz, mas não ilegalidade. Quando muito terá sido ilegal a decisão inicial da Relação de não apreciar o recurso.

É uma vergonha a maneira como foi recebido, na Assembleia da Répública, como um herói, como se tivesse sido absolvido! Os abarços, palmadas e o júbilo de deputados da nação são acintosos para os cidadãos que mantêm a acusação de 15 crimes de abuso sexual de menores contra o Pedroso. Mais, e a propósito de favorecimento pessoal por detentores de cargos públicos: porque é que o cidadão Pedroso teve esta recepção? Porque é um gajo porreiro? Porque é camarada do partido? Porque é deputado auto-supenso? Não deve ser… então presumo que, se o Carlos Cruz, o Marçal ou mesmo o Bibi forem libertados, também serão recebidos em ombros no Parlamento!

Por último. O Pedroso disse que ia ponderar se retomava o cargo de deputado e propôs a criação de uma Comissão (parlamentar?) de Justiça e Verdade sobre Crimes de Pedofília a Abuso Sexual de Menores… seria muito interessante! E mais seria se o próprio Pedroso fosse o presidente dessa comissão. Que investigaria um crime onde ele é arguido!

PP: já desconfiava mas as imagens de ontem confiramaram-me o facto! Que figura triste a dos jornalistas, a correrem como baratas-tontas, de microfone ou câmara em riste, atrás de um carro que para ou de uma pessoa que anda.


Sem comentários: