21 de outubro de 2003

Crónicas da Inês (5?)

4 Outubro 2003 (?)

“A estrada de regresso ao passado está inexoravelmente minada“

Ao ler isto pus-me a pensar no meu passado… É, de facto, verdade que o regresso ao passado está minado, é sempre um falso regresso! Mas é também verdade que é a única coisa que existe, a única coisa verdadeira.
O futuro não existe e o presente esvai-se constantemente a todo o momento, transformando-se em passado.
Só nos resta esse passado: nós somos, afinal, o nosso passado! E assim, há medida que vamos tendo mais passado, vamos também reconstruindo esse passado, transformando-o, mutando-o, mitificando-o… até que o nosso passado deixa de ser um relato fiel mas sim um romance nebuloso. E quando pretendemos lá voltar, descobrimos quão enganados podemos estar!


“Como o poder roi as células de bondade humana para as transformar em maldade pura.“

Acredito que as pessoas são intrinsecamente boas. Pode ser um déficit meu, ou apenas má percepção da realidade mas, acreditem, que nunca encontrei uma pessoa que fosse má, mesmo má, que fizesse ou pensasse coisa para, deliberadamente, prejudicar os outros.
Acredito que todos nós, pessoas boas, sob determinadas circunstâncias podemos fazer as piores coisas, coisas mesmo más!
Há quem diga que não, que existem pessoas más… não sei.

“O terrorismo pode e deve ser explicado e, ao nivel singular do caso humano, pode até ser compreendido. Mas nunca deve ficar impune. “

Isto vinha a propósito da penosa e difícil decisão final do processo FP-25 de Abril.
Eu acrescento o caso da Palestina e de Israel. Por muito que a causa palestiniana pareça justa e defensável, o terrorismo (e ele é praticado pelos palestinianos) não pode ficar impune. Não podemos (secretamente…) pensar “bem feito” quando um maluco suicida rebenta com 19 pessoas num Centro Comercial qualquer.

Sem comentários: