29 de novembro de 2007

Escrever um livro

Sempre achei que escrever um livro era um trabalho pesado.
Afinal, parece que não.

Senão...
Basta ser famoso... escrever crónicas num orgão de comunicação social... aparecer na televisão... parecer mais inteligente do que os outros... andar na moda... ser bonito... etc... em suma... ser relevante...

Afinal... não é preciso ter... digamos... talento!

Um jogador de futebol que aos 19 anos publica uma biografia... mmm... pode publicar outra biografia aos... 25... e outra aos... 30.... como se fossem best of...

Depois de passar um ano inteiro a publicar crónicas semanais... deixa cá ver... já sei... vou fazer um livro com as minhas crónicas do ano que agora finda:
"Ai ai... ainda me lembro daquela sobre aquele incêndio..."
"Qual incêndio?"
"Aquele!"
"Não me lembro!"
"Compra o livro... vem lá... uma crónica já com um ano... mas está sempre actual... se fores ver ainda estão por lá uns barrotes queimados"

Se alguém famoso foi a um programa de culinária e deixou queimar uma torrada... Faz-se já um livro a relatar a experiência amarga que foi ter de deitar para o lixo uma fatia de pão quando há tanta criança a morrer de fome no Mundo.

Afinal, é fácil...

Depois, vai um gajo anónimo como eu a uma FNAC (ver os bonecos) e depara-se com uma catrefada de livros de gente famosa e cheia de dons literários que até dói... especialmente a um tristezito como eu.

É que eu não sou famoso... não escrevo crónicas num orgão de comunicação social... não apareço na televisão... apenas pareço mais inteligente do que os meus colegas de trabalho... não ando na moda... nem sequer sou bonito... etc... em suma... sou irrelevante.

Se nenhum destes atributos me foram "atribuidos" nunca hei-de escrever um livro...
É que é assim...: eu posso ter talento... mas isso não interessa para nada...

Eu achava que era muito difícil escrever um livro. Tanto que uma vez tive para começar e nem sequer a primeira frase consegui escrever:
"Naquela manhã..." bahhh
"Foi triste o último olhar..." lherque
"Seis da tarde e o padeiro dormia..." mmm... sexo?! naaaa

Afinal, não é difícil... eu é que sou muito burro.

Sem comentários: