27 de dezembro de 2008

A cadela Lira

Image and video hosting by TinyPic
Ter animais em casa torna-se um imperativo, sobretudo quando por lá vivem (ou viveram) crianças e existe espaço que permita a todos coabitarem de modo harmonioso.
Por tradição, a família sempre foi mais afeiçoada a cães do que a gatos e, por isso mesmo, só quando havia um espaço exterior nos permitíamos a estas opções.
Tendo na infância mudado de Lisboa para os arredores, sempre recordo a existência de cães em casa: as cadelas Laica, Lila – esta última com uma longevidade invejável e iludindo-nos, pois sabia tocar à campainha – e tantos outros amigos de quatro patas que se lhes seguiram. Chegámos mesmo a ter, por curto espaço de tempo, um camaleão vindo de paragens africanas que um aluno da mãe, professora de Ciências, lhe decidiu ofertar. Este último animal terá certamente sofrido as agruras do microclima sintrense , tendo rapidamente desaparecido do jardim.
Quando a nossa rua terminava em matagal e havia charcos formados pela chuva, apanhávamos girinos e depositávamo-los num pequeno lago, assistindo, entusiasmados, à sua metamorfose. Éramos visitas frequentes da casa do professor de Desenho, pedindo-lhe folhas de amoreira para alimentarmos os bichos-da-seda.
Ontem o dia foi triste, com a cadela Lira doente, parada – situação de alarme numa amiga habitualmente tão efusiva – trazendo choro e desassossego cá por casa.
Finalmente, já tratada pelo incansável veterinário, começa hoje a fazer os disparates habituais, embora ainda de modo tímido… penso que terá apanhado um coelho, o que lhe provocou indigestão. Alguns vestígios da “violência” da caçada lá estavam para o comprovar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Também tenho um doente cá em casa, com nome musical, também começado por L...
Continuação de melhoras da Lira!

teresa disse...

Obrigada, amiga.
Já desejei as melhoras do L... aí de casa por mail.
Até breve.
(afinal a Lira está com uma colite, mas mesmo séria)... por incrível que pareça, o atendimento no veterinário é melhor do que, neste momento, nas urgências hospitalares (acabei de ver o telejornal):(