15 de março de 2007

O Intendente Geral


Com este título, o historiador Rui Tavares escreveu um artigo de opinião no Público do dia 12 pº pº, no qual compara os poderes do nosso PM (primeiro ministro) actual aos de PM (Pina Manique), intendente geral da polícia da corte, e reino. Note-se, e agora passo a referir também o artigo de Helena matos no mesmo diário, mas do dia seguinte, que ao actual PM "vão passar a reportar o secretário geral para a Segurança interna, que tem acesso a toda a informação da PSP, GNR, PJ e o Serviço de strangeiros e Fronteiras. A isto há que juntar o Serviço de Informações de Segurança e o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, já tuteladas por sócrates".
Para mais informações sobre o PM do sec. XVIII/XIX aqui fica o site para quem se quiser esclarecer sobre até onde pode levar a concentração de poderes.
Para relembrar "O Espírito das Leis" e a teoria da separação do poderes de Montesquieu (legislativo, executivo e judicial) verdadeiro esteio de qualquer estado democrático à séria, aqui vos deixo o site do wikipédia.

Sem comentários: