28 de novembro de 2006

diamanda galás - defixiones, will and testament: orders from the dead



este é um disco estranho, como 'estranha' é toda a obra de diamanda galás.
editado no final do ano de 2003 (exactamente ao mesmo tempo que um outro disco seu de que falarei um dia destes, 'la serpente canta')

é um duplo cd onde durante cerca de hora e meia de gritos guturais, melodias expressionistas, sonoridades operáticas, falas, onomatopeias e tudo o mais que vos passar pela cabeça, incluído deliciosas melodias, diamanda galás nos fala do genocídio arménio, grego e assírio perpetrado pelos turcos ao longo da década de 1914 a 1923.
com textos em turco, arménio, grego, inglês, espanhol, hebraico e assírio, torna-se importante uma leitura das traduções para que saibamos do que se está a falar.

'defixiones' são os avisos colocados nas pedras tumulares da grécia e turquia para não se mexer nos restos mortais.

defixiones é um constante mexer nos mortos causados pela expansão turca e no terror e opressão causados pelos 'jovens turcos' que, ao 'abrigo' da construção da nacionalidade e da secularização do país tentaram destruir tudo á sua volta.

de regresso aos anos 80, onde a potência da sua voz e a absolutamente anormal amplitude de 4 oitavas nos faziam arrepiar a espinha, defixiones começa com uns corajosos 34 minutos 'à capella'.

este não é um disco para se ouvir enquanto se lava a loiça ou se faz o jantar.
este é um disco para se ouvir, ouvindo-o

e isso é muito bom.

Sem comentários: