26 de maio de 2007

a propósito de amanhã...

por acaso até nem foi a propósito de amanhã que ontem fui até ao 'parque' de queluz tirar uma fotos.

mas o facto de lá ter ido ontem fez-me lembrar o jogo de amanhã.
e a casa de 'os belenenses' de queluz.

quando eu era puto havia 2 clubes em queluz: o atlético e o desportivo.

eu sempre fui do atlético.
por isso cresci a ver basquetebol e não futebol.
o desportivo era o clube de futebol.
o do campo que virou o 'bairro da estação nova'.
onde pontificou há muitos anos o guarda-redes cartuxo, que fazia ginástica enquanto esperava que a bola lhe chegasse ao pé.
muitos anos depois o desportivo juntou-se ao massamá e mudaram para o patético nome de 'real massamá'
o atlético continua fiel ao basquetebol, embora não ao seu equipamento de camisola branca com uma lista preta a meio do peito.

mas havia mais um terceiro clube em queluz:
o belenenses.
não esse de belém, mas a casa do belenenses de queluz.
quando era puto fazia-me confusão o belenenses ali.
com uma casa enorme no centro da terra.
por lá passava todos os dias a caminho da escola do palácio.
uma das razões porque sempre houve tantos adeptos do belenenses em queluz.

célebre uma noite em que o joão eduardo, o zé puto e um outro amigo decidem comemorar a vitória do seu clube no meio numa noite de cinema no piolho.
acabámos, uma fila inteira, no nº 44 do outro lado do parque, a tentar explicar à polícia que aquilo que tinha acontecido, afinal não teria acontecido.

o piolho já lá não está, mas a casa do belenenses ainda sobrevive.
mesmo que sejam cada vez menos as casas que a burguesia construiu em volta do parque na primeira metade século passado, e as poucas que lá sobrevivem estejam a cair aos bocados

obviamente que quero que amanhã o sporting ganhe.
mas a memória do joão, do zé e de muitos outros, de repente, fazem-me não ficar triste se isso não acontecer.

Image Hosted by ImageShack.us

Sem comentários: