7 de dezembro de 2006

Ao correr do pensamento

Aqui há bem poucos dias, calhou entrar numa discussão meio filosófica. Foi no Serviço e, sem se saber bem porquê, começamos a discorrer sobre se infidelidade e deslealdade eram, ou não, conceitos sobreponíveis. Na verdade, eu até sei porquê... o mote inicial nem era bem este e eu, como quem não quer a coisa, lancei a questão. E só a lancei porque a tinha lido - e gostado - no Assumidamente, ali ao lado.
É claro que não chegámos a grandes conclusões, ou pelo menos a algum consenso, e cada um ficou com a sua própria opinião. Para mim, são conceitos diferentes: a lealdade tem a ver essencialmente com nós próprios, com a nossa conduta como pessoa, e a fidelidade diz respeito essencialmente ao nosso relacionamento com as outras pessoas. E embora muitas vezes se possa ser infiel mas leal, ou fiel mas desleal, na maioria das vezes os dois conceitos associam-se intimamente ou são muitos difíceis de distinguir.

Dois ou três dias depois, já o assunto estava meio esquecido, vêm-me dizer - Sabe quem fala muito sobre aquilo do outro dia, da lealdade e infidelidade? - Quem? - Ovídio! Ovídio???... O romano??? - Sim...Tem dois ou três livros muito giros que falam disso.
Confesso que fiquei surpreso e curioso. Confesso que conheço muito pouco de Ovídio e apenas sabia que escreveu qualquer coisa tão importante como a Ilíada, mas que se terá perdido nalguma esquina do tempo. Assim, mal pude, pus-me a pesquisar, a pesquisar... e não encontrei nada a relacionar Ovídio com o tema. Nada, nem um livro, um texto ou uma mera citação: Nada, até que ontem encontrei esta gravura, e fez-se-me luz!


Será apenas o retrato de um caso de infidelidade? Ou uma capciosa deslealdade do desenhador?

PP: Afinal fiquei com outra dúvida: quem é a Corina?

Sem comentários: