29 de novembro de 2005

PRIORIDADES

Para quem ainda tinha dúvidas (eu nunca as tive), a proposta de Orçamento mostrou a verdadeira face deste Governo que se diz de esquerda.
Invocando a necessidade de restabelecer o equilíbrio das contas públicas, o Governo de Sócrates pega na tesoura e desata a cortar aqui e ali, mas curiosamente só onde dó mais, e a quem menos pode.
Senão vejamos.

1. Cortam nas reformas. Ai então as reformas é que desequilibram o Orçamento?? E note-se que não cortaram nas reformas principescas de meia dúzia de altos dirigentes. Nada disso! Essas continuam bem de saúde, graças a Deus.
2. Cortam na dotação orçamental do novo Hospital Pediátrico de Coimbra. Sim, sim, boa ideia. Quem manda às criancinhas ficar doentes? Ai as descaradas!
3. Aumentam os impostos sobre o tabaco. Ideia brilhante. Mais ainda se considerarmos que, como tem sido noticiado, o contrabando de tabaco é um dos ramos mais lucrativos da actividade do crime organizado, na União Europeia. Sim, faz todo o sentido. Se calhar até era de instituir uns subsídios às restantes actividades dos mafiosos, como o tráfico de droga e de imigrantes ilegais. Ou comem todos ou haja moralidade.

Do lado da despesa, também se adivinham francas melhorias.
1. Vi há bocado, no telejornal, que já destinaram um milhão de euros ao projecto do novo aeroporto.
2. Não desistem da ideia do TGV. É boa ideia, porque, como toda a gente sabe, os mais necessitados fartaram-se de reclamar a construção do TGV. Vai ser a felicidade de todos aqueles, trabalhadores efectivos e reformados, que nem o salário mínimo ganham.

Acho bem. Já temos hospitais a mais! As reformas são milionárias! Desempregados é coisa que quase não existe, e os raríssimos que aparecem recebem um subsídio chorudo!
Não restam dúvidas. O Governo é mesmo de esquerda.
E tem umas prioridades muito giras!

Sem comentários: