29 de novembro de 2005

DIRECÇÃO DE FACULDADE MAIS PAPISTA QUE O PAPA

Para quem não sabe, os tribunais - que são órgão de soberania e tudo - aceitam, para justificar faltas de não comparência, um atestado médico. Há até jursprudência firmada nesse sentido.
Curiosamente, há quem ache que é mais importante que os tribunais.
Por exemplo, a direcção da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Sou deficiente e uso próteses em ambas as pernas. Embora felizmente isto me suceda pouco, por vezes fico sem qualquer mobilidade.
Numa dessas ocaisões, tive que faltar a algumas aulas práticas, na licenciatura da FCUP que este ano iniciei. Para justificar as faltas, entreguei os correspondentes atestados.
Qual não é o meu espanto quando vejo o requerimento de justificação de faltas indeferido, por despacho do qual nem sequer me foi fornecida cópia.
Curiosamente, não vi tanta diligência para remover as barreiras arquitectónicas de um dos edifícios, no qual não só não há rampas, como também existe um elevador... que não funciona!
Note-se que não digo mal da instituição em si, bem pelo contrário.
Pelo pouco que já conheço, o curso tem qualidade. A "curva de aprendizagem" (como se diz nos jogos) está bem concebida, nomeadamente nesta fase inicial do curso. O corpo docente é muito acessível.
Aliás, eu vinha "mal habituado" da Universidade Católica. Com efeito, embora o curso de Direito da UCP, que justamente tem boa reputação, forneça uma boa preparação, quanto a pedagogia estamos conversados. Basta dizer, por exemplo, que a maior parte dos professores nem sequer se dignavam a algo tão simples como permitir aos alunos que pudessem consultar as provas escritas efectuadas.
Na FCUP a atitude é completamente diferente, e muito bem. Os professores estão sempre disponíveis para ajudar os alunos e esclarecer as dúvidas que surjam. Mesmo nas aulas teóricas, nunca usam a política do "magister dixit", que debita matéria sem permitir quaisquer interrupções, como sucedia na Católica. Bem pelo contrário. É de louvar.
As próprias instalações da FCUP - tirando a excepção que referi - são de qualidade e foram concebidas sem barreiras para quem tenha dificuldades de mobilidade. O material informático, e o acesso à Internet, são de qualidade também.
Pena é que este pseudo-legalismo da direcção borre a pintura.

Sem comentários: