11 de maio de 2012

a importâncias das bandas sonoras

a ideia da banda sonora como ruído de fundo num qualquer programa ou filme é cada vez mais uma coisa do passado.
hoje a escolha das músicas para acompanhar as imagens é cada vez mais cuidada, quer na qualidade do som, quer nos textos.
já aqui falei muitas vezes de canções que descobri a ver uma qualquer coisa e de outras que ajudam a completar uma imagem ou uma história.
e de como pode ser muito diferente a sensação que temos a ouvi-la, se a imagem que a complementa a complementar realmente.
muitas vezes, uma canção fazer parte de uma banda sonora pode lançar um artista ou uma banda de uma forma inesperada.
recentemente, anthony bourdain realizou um dos seus programas 'no reservation' em portugal e, como muitas vezes faz, junta a música à comida.
no programa português juntou a música dos dead combo às suas deambulações pela comida e pelos recantos de lisboa.
o resultado, foi dois albuns dos dead combo estarem entre os 10 mais vendidos pela itunes nos estados unidos no 'sector' músicas do mundo (estranho o facto de o último almo dos dead combo estar nos 10 primeiros nas vendas em portugal na classificação geral e estar ausente na classificação de músicas do mundo..)

anthony bourdain, no reservations - lisboa


1 comentário:

Luísa disse...

Engraçado, quando vi o programa, reparei logo nesse "pequeno" pormenor e fiquei deliciada, pois são uns senhores muito interessantes!

E falando de bandas sonoras mais vendidas e de reconhecimento (e não sei se de alguma hipocrisia do povo português), a banda sonora do filme "Alice" entrou para os tops depois que se soube que o Bernardo Sassetti morreu.