25 de fevereiro de 2012

De Cesário a Cesariny

Image and video hosting by TinyPic

(tela: David Hockney)

Lembrar Cesário na data do seu nascimento, é igualmente lembrar os que lhe prestaram homenagem. Poeta das cidades movimentadas foi ainda , na esteira de jograis e trovadores perdida nas origens, observador da beleza humana realçada por cenário campestre. Na fuga à tentação de não repetir por aqui o seu poema «De tarde» deixa-se um outro, mais recente, o olhar de outro sujeito poético de nome algo parecido com o do homenageado. Até na vida prática, Cesário viu «mais além», tendo sido um precursor na apresentação das peças de fruta que seu pai comercializava: o poeta lembrou-se de as limpar e polir com óleo , peça a peça, a fim de as tornar mais apelativas aos compradores, colocando a estética ao serviço do pragmatismo.

homenagem a cesário verde

Aos pés do burro que olhava para o mar
depois do bolo-rei comeram-se sardinhas
com as sardinhas um pouco de goiabada
e depois do pudim, para um último cigarro
um feijão branco em sangue e rolas cozidas

Pouco depois cada qual procurou
com cada um o poente que convinha.
Chegou a noite e foram todos para casa ler Cesário Verde
que ainda há passeios ainda há poetas cá no país!

Mário Cesariny

3 comentários:

Luísa disse...

Não conhecia o poema, mas achei-o delicioso, em vários sentidos. :D

Ainda bem que me lembrou desta data, Teresa. Não sei o que se passa, mas, este mês, já esqeuci pelo menos 2 aniversários, com este 3. O que é inadmissível, pois o Cesário Verde serviu sempre para "tapar um buraco" em mais de uma semana seguida de aniversários...

teresa disse...

O poema de Cesariny é particularmente significativo pela intertextualidade com o de Cesário, Luísa:)

E quanto às datas, também já não consigo ser uma «agenda humana» como no passado (e aqui ouve-se um nostálgico suspiro), mas foram as bibliotecas a que estou 'linkada' que fizeram o favor de o lembrar:)))

Luísa disse...

Oh! É impossível saber todas as datas de aniversário, devo confessar que de cabeça só sei duas (sem anos) e uma delas é bem irónica. A do Cesário pela razão que indiquei e a do Pessoa porque é a mesma data da minha mãe (eu não gosto dele, daí a ironia).
Esses "linkamentos" são óptimos, nível profissional e social (podemos sempre fazer um brilharete junto dos amigos:D).