28 de julho de 2011

o mundo visto de fajão




há muitos anos, na minha primeira viagem adulta a fajão, antes de vir para os 12 dias de férias a que se tinha direito mesmo depois de muitos anos de trabalho, decidi passar pelo ‘república’ para fazer uma ‘assinatura’ do jornal, já que as notícias aqui eram inexistentes.
e vim carregado de livros que ao tempo achava indispensáveis (um deles, a arteriosclerose ainda me deixa lembrar, era sobre as divergências entre a china e a união soviética, visto pelo lado chinês, obviamente).
chegar a fajão tinha sido um longo calvário de comboio de queluz para lisboa, caminho a pé até santa apolónia, comboio até coimbra, automotora até à lousã, camioneta até ao rolão e os últimos 15 quilómetros na estrada de ‘borralho’ no táxi do zé maria, a figura mais merecidamente carismática de toda a beira interior.
fajão era no fim do mundo.
e demorávamos um dia a lá chegar.
percebi porque quem lá estava queria fugir e quem de lá tinha fugido tinha pouca vontade de regressar, excepto no dia da festa senhora da guia, que não é a padroeira, mas funciona como tal (uma espécie de padroeira ‘honoris causa’ se é que existe honoris na causa das padroeiras).
alguém me dizia quando lhe perguntava porque não gostava de ir a fajão: ‘porque a tua memória de fajão é de férias e a minha é de fome e frio’.
o mundo visto de fajão era como se mudássemos de fuso horário, mas em vez de mudar uma hora, mudássemos muitos anos.


há uns dias, pelo lusco-fusco, estavam num banco corrido na minha frente 4 dos jovens que ajudam a que fajão esteja vivo o ano inteiro com 3 ‘tablets’ (um era partilhado) e o pai de um deles a navegar na net pelo telefone.
agora o jornal é lido como eu leio os meus todos os dias quando estou aqui, online. na hora.
por vezes sabem, pelo facebook, mais rapidamente coisas dos meus filhos do que eu.
um pouco mais tarde, no fresco do passadiço, oiço a melodia irritante que anuncia um dos melhores ‘curtos’ de animação que passam na televisão (na fox fx): ‘the happy tree friends’ e soa um despertador na minha cabeça!!!
'quem está a ver aqui esta maravilha??' e logo oiço a voz do presidente da junta:
-'carlos!, anda aqui ver estes bonecos!', enquanto ria generosamente.

já tinha estado nos meus planos escrever sobre esta delicia que passa quase clandestinamente no fox fx.
foi preciso fajão me despertar para o fazer..


vejam aqui os videos (são curtos e grossos, como se costuma dizer, e não aconselháveis a mentes sensíveis):

Sem comentários: