10 de março de 2011

louvor da comissão para o património cultural imaterial


no começo deste ano foi publicada no diário da república a constituição de uma comissão para o património cultural imaterial.
muitas vozes se têm levantado nos últimos dias contra a falta de material apresentado pela comissão que tem como missão inventariar o imaterial.

discordo completamente!!!

esta foi uma comissão que atingiu em pleno as funções para que foi criada, mal entrou em funções.

os bens imateriais dum povo são aqueles que, vindo da tradição e da herança cultural dos povos, não se podem materializar como uma qualquer obra de arte ou obra palpável.

mas são aquelas que constituem a base dos nossos genes enquanto povo.
um dos nossos traços mais característicos e definidores enquanto povo, é a capacidade de criar comissões como azedas na primavera.
aquilo que os anglófonos definem como brainstorming quando começam a pensar em qualquer coisa, existe em português como ‘comissão para’.
e se uma comissão criada para inventariar o património cultural imaterial português colocou do topo e na primeira linha das suas obras precisamente a imaterialidade do seu próprio trabalho, é uma comissão constituída por génios.

a eles me curvo (não muito porque eles podem ter ideias parvas, já que não têm nada que fazer...)

1 comentário:

Carlos Caria disse...

Nao sei porque é que esta comissão de comissionáveis teria outra função, que não a de inventariar o não é classificavél.
Parece que estamos a subverter as funções ao trabalho de um qualquer conjunto de pessoas, cuja missão final é de apresentar um conjunto de ideias que não se possam materializar.
Não foi para isso que foram criados.