10 de março de 2011

Espaços

Alguns de nos estarão recordados deste espaço, agora abandonado e em acelerado estado de degradação.


Palácio Almada Carvalhais, um dos únicos monumentos do Séulo XV ou XVI.



"Foi este o solar dos provedores da Casa da índia (Almadas) que nos meados do século XVII pertencia a D: Cristovão de Almada(...)
Digo-te que os vestígios desse palácio são curiosos; pois subamos a rampa , pelo portal nº 50, que conduzia ao pátio do Palácio(...) em 1820 ainda morava aqui o conde de Carvalhais(...) 
A entrada em rampa , mostra ainda as pilastras e o arcos de cantaria em volta perfeita, com artesonados, em dois tramos completos. à direita, por um formoso arco de volta abatida, abre um delicioso claustro da Renascença, ao fundo do qual sobe a escadaria nobre do palácio, hoje prédio de arrendamento, indiferente às belezas e grandezas do passado. 
Tem o claustro três faces adornadas, a do fundo de três arcos, e as laterais de quatro arcos, apoiados a colunas de lindos capiteis lavrados; uma das ordens laterais de arcarias está entaipada por um barracão saliente que as encobre, e a outra está visível, mas a parte do seu interior foi ocupada por uma oficina de imprensa. Voltamos à rampa. Nela segue, em direcção à Garage, uma passagem, revestida de curiosos azulejos setecentistas nos dois tramos da abóbada, apoiados em belas pilastras nuas.
Consegui saber que aqui foi a cozinha da casa, no tempo em que o local da Garage constituía o jardim do Palácio dos Provedores da Casa da índia.
Este jardim, de que não resta notícia escrita, e ficará apenas a que te dou, era guarnecido de algumas estátuas e azulejos, alguns dos do tipo da Bacalhoa (Azeitão), vila onde os Carvalhais tiveram casa sua, onde se extinguiu o último representante da família. Ora, não quero deixar de te dizer que aqui onde está o Garage, existiu a Companhia Nacional Editora de David Corazzi"


 In Peregrinações, Norberto Araújo, 1938
Clicar nas fotos para ampliar.

4 comentários:

Carlos Henriques disse...

Bom dia,

Palácio Almada Carvalhais, um dos únicos monumentos do Séulo XV ou XVI.

Carlos Henriques

carlos disse...

estou recordado deste espaço porque ensaiei lá alguns anos nos idos de 80 (o meu filho ia comigo numa alcofa..).
também me recordo de, durante algum tempo dividirmos aquele espaço durante a semana com o grupo do rui horta (nós começávamos depois deles acabarem) e, ao fim de semana eram as noites loucas que nós apanhávamos os restos muitas vezes quando chegávamos na segunda feira...

Luísa disse...

Lindo!!! Pena estar assim...

Miguel Gil disse...

Este edifício está classificado como Monumento Nacional. Sem mais comentários.
Ver descritivo aqui: http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70251/