3 de fevereiro de 2010

o mundo visto de fajão



fajão é surreal.

isto estão vocês carecas de saber (ou, pelo menos, fartos de me ouvir dizer isso)
sendo uma aldeia com menos de 100 residentes, numa freguesia com cerca de 300 habitantes em 14 aldeias, fajão tem alguns equipamentos absolutamente inusitados, mas utilíssimos, de que a caixa multibanco, a excelente piscina com vista sobre a serra, ou o edificio do 'fajão cultura' são apenas exemplos.
e tem um presidente da junta inteligente que me confidenciava no fim de semana que 'eu nem devia dizer isto, mas fajão não precisa de mais obras'.
de facto não precisa.
quando eu era adolescente tremia de cada vez que ia a fajão e via os lençóis de cimento que cobriam um muro de pedras ou uma calçada.
hoje, quando lá vou (e vou muitas vezes), são mais as boas notícias que recebo..

este fim de semana andava meia aldeia a falar de velocidades de acesso à internet, de bandas largas, de antenas de wireless e outros temas comuns numa aldeia da serra do açor.
e a razão era o facto de fajão ter, desde a semana passada, acesso à internet por wireless, gratuita para toda a aldeia...

a diferença entre este fajão e o fajão da minha adolescência, é que passou a apostar mais no fornecimento de instrumentos aos seus habitantes para que tenham lá qualidade de vida, e menos no acimentar de uma rua ou num muro por alturas da festa da senhora da guia (mesmo que hoje reconheça que os que o faziam daquele modo, naquela altura, o faziam por puro amor à sua terra, mesmo que este amor se manifestasse de um modo diferente do meu).

mas afinal, retomando o fim à meada, o importante deste meu regresso à postagem é a informação:
fajão tem wireless gratuito para todos os que lá estiverem (sejam ou não de lá...)

6 comentários:

T disse...

O wireless interessa-me pouco, se fosse no Chile era melhor, gosto é de te voltar a ler! Agora toca a porfiar:)

carlos disse...

o wireless é sinal de inteligência
:)

Guma disse...

Tenho excelentes memórias das visitas que fiz a Fajão. E este post fez-me lembrar que meu saudoso pai fez o restauro das pinturas da capela, já lá vão muitos anos.
Hoje voltei ao tempo em que com a minha 4L em dias de inverno ficava atolada na estrada que ligava Fajão ao mundo, era uma aventura.
Kandandos

carlos disse...

pelos vistos já houve um restauro depois desse.
a igreja matriz foi toda restaurada há pouco tempo (com uma ameaça do então padre de retirar os altares laterais, que felizmente lá ficaram), tal como a capela de são salvador.
falei desses restauros aqui há algum tempo..
vou ver se encontro esses textos..

acredito que se hoje voltares a fajão, o reconheças pouco desse tempo :)

Z disse...

Muito Bom! uma Lan Party no Juiz?? :D

carlos disse...

agora até naquela mesa da cruz da rua se podem fazer lan parties...