26 de novembro de 2009

POR BENFICA ÀS QUARTAS-FEIRAS...

Image and video hosting by TinyPic
As idas a Benfica, às quartas-feiras, ameaçavam pentearem-se de uma tendência para a rotina. Mas, a pouco e pouco, foram-se transformando. Sim, a visita à mãe sempre foi o ponto de partida e chegada. Depois começaram as idas ao Mercado de Benfica, à banca de peixe do Sr. João, logo a seguir, na "Mona Lisa" bica e bola de Berlim, por causa de coisas,versão sem creme...ficar uns minutinhos encostado ao balcão, com uma calma, uma tranquilidade Zen, a ver entrar e sair gente, a caminho dos empregos, de outras coisas...
O gosto de ver tanta gente nas ruas, a vivência, ainda, de um comércio tradicional que, noutros pontos da cidade, vai morrendo aos poucos, mas ali parece sobreviver. Tal como na velha Graça…
Já aqui falou da “Mona Lisa”. Ali perto do Mercado de Benfica. Um pasteleiro com mão,uma equipa de balcão “five stars”, sobra o companheiro que serve às mesas, com pouca simpatia, assim como se transportasse o mundo nas costas... mas sabemos que as perfeições não são deste mundo...
Ontem, enquanto ia saboreando a bica e a bola, convidaram-no a comprar os doces caseiros que por ali fazem. Para o caso, marmelada de maçã, doce de tomate. Franziu o nariz desconfiado ao "caseiro", mas um “experimente e verá”, convenceu-o.
Provou-os hoje. A marmelada de maçã bem agradável. O doce de tomate não se assemelha ao que a avó fazia, que tinha aquele travozinho amargo, certamente resultante da qualidade dos produtos de então, mas portou-se muito bem.
Chá Príncipe, pãezinhos de leite, a leitura de “O Gato de Muitas Caudas” de Ellery Queen, lá pelo meio, um compositor musical que afixou na porta: “Escusam de bater. Estou “teso”! Para pagar as contas tenho de escrever canções em sossego!”. A tarde cinzenta a desfazer-se lá fora.
Agora é só esperar por quarta-feira para, gostosamente, dar conta das provas, e dizer aos rapazes da "Mona Lisa" que os doces são mesmo de aconselhar. Depois, os 90 anos da mãe, farão dois grandes olhos, enquanto vai desfazendo o embrulinho com os “mil folhas”…
Ele,outra vez a contas com a mansa ansiedade de ver chegar as quartas-feiras...

10 comentários:

terrasonora@portugalmail.pt disse...

A ed. Pluma Branca tem o prazer de anunciar o lançamento para o mês de Dezembro, o lançamento de um livro que promete revolucionar...

www.terrasonora-nunoviana.blogspot.com

Julio Amorim disse...

....Benfica tem as suas vantagens (à parte do futebol)...

T disse...

Matutino!!!:)

J. disse...

podemos pôr este post do outro lado também, gin? ;)

Julio Amorim disse...

Haha....aqui estamos adiantados uma hora.
Bolas..mas esta imagem agora ao meio da manhã é mesmo difícil. Aquelas duas ali com creme....por favor.

Unknown disse...

Bom dia!
Fui cliente assíduo da Mona Lisa por alturas de 1997 / 1998, época em que era propriedade do irmãos Filipe. Gente muito afável e de enorme simpatia. Entretanto, penso que a pastelaria tenha mudado de mãos, é bom saber que continua bem entregue, mantendo a boa tradição daquela casa! Conseguem-me confirmar essa mudança de proprietário?
Cumprimentos,
Rui Pinto

gin-tonic disse...

É claro que sim, caríssima J., nem vale a pena perguntar, porque é sempre um gosto, um privilégio, estar no "Mercado de Benfica".

gin-tonic disse...

As bandejas com as bolas de Berlim estão na parte do balcão perto da copa. Quando chega, se o lugar está ocupado, espera um pouco... A ideia é comer a bola sem creme mas a olhar para as que têm creme.
E, claro, caro Julio Amorim, Benfica é algo mais, mas convenhamos que com, o Glorioso, fica com outro “glamour”. E acredita que as gentes que vivem em Benfica já não passariam sem aquele caminhar de gente, aquele colorido, aquele sussurro que se levanta quando há golo na catedral…

gin-tonic disse...

Na próxima quarta-feira irá tentar obter informações sobre os irmãos Filipe e dará oportuno informe.

J. disse...

obrigada gin! ;) ja la canta! ;)