11 de novembro de 2009
À lareira ou primeiro aniversário a viajar no tempo...
E assim se completa o primeiro aniversário de dias voadores… Cada vez menos dada a datas – todos os minutos são importantes quando se entra em "certa altura" da vida - a comemoração pessoal foi fácil de lembrar, dado o dia 11 de Novembro se encontrar associado por diversos motivos a efemérides da escriba (ai a memória cada vez mais selectiva!): aniversário de 2 pessoas especiais - a grande amiga dos tempos de cooperação em terras de África (somos madrinhas «recíprocas» dos nossos filhos mais novos) que, desafiando o isolamento da aldeia natal e contra enormes resistências rumou a Lisboa atravessando duras provas (ainda há heróis –pouquinhos - fora dos filmes) e o professor que em tempos de inspiração desvelou os « herméticos mistérios» : ciclos de cinema do Palácio Foz e poetas “nunca dantes sonhados” pedindo-nos, em inesperada manhã que, na sala (de paredes laváveis, não vandalizámos a faculdade), gravássemos a giz algumas ideias - vivia-se então a descoberta dos "happenings", como tantas outras novidades por cá chegadas fora de prazo. Ante a indignação de poucos que consideraram a ideia peregrina, fui entusiasta, deixando na parede as lyrics do The times, they are a-changing , grito individual de rebelião juvenil. É ainda data da independência de Angola e, por isso mesmo, nome de escola onde dei aulas pouco tempo depois de ter extravasado de cor e a giz o "grito" de Dylan (o Bob , não o Thomas, apesar da tal casa de saber “respirar” erudição…) . Saliento ainda o S. Martinho, a lembrar castanhas, água-pé e os dias mais belos do ano de tão mágica estação …
Os textos que mais me alegro de postar, são habitualmente escritos num ímpeto, em evocação (é uma brincadeira, dado a escriba conhecer as suas limitações) ao mito de Caeiro, junto à cómoda, a rascunhar em êxtase bucólico.
E porque tudo precisa de um sentido social (pelo menos para a própria), é grata a partilha de textos, imagens e pensamentos que, felizmente , nos destrinçam. Por aqui me aconchego à lareira (logo eu, que tive de instalar um recuperador na sala para não correr o risco de esbarrar com uma qualquer sebastiânica assombração no denso nevoeiro doméstico gerado por ventos invasores de orientação adversa …).
Ler com “adição” o que os contribuidores postam e os comentadores comentam (esta é profunda e original, melhor só a outra de “estar viva”…) e rascunhar linhas de maior ou menor relevância ( no último caso, sempre poderão ajudar a combater as eventuais insónias dos mais tolerantes) tornou-se hábito regular.
Sempre que me exceder na extensão dos textos e comentários, resta-me concluir com o lugar-comum do “desculpem qualquer coisinha” e acrescentar – aqui de modo repetitivo – o gosto/gozo por integrar este grupo de viajantes no tempo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Com a certeza que o Dias melhorou muito com a tua presença, quer a nível de qualidade quer de cordialidade, um grande parabéns a você:)
Parabéns, Parabéns,Parabéns!!!
Que tenham muitos aniversários Felizes "Os Grandes Voadores"!
Quanto ao resto, concordo com a T. :-)
A do costume :-)
Obrigada pela 'parabenização' a ambas!
...e agora vou a uma 'runião' para (a)variar... (tentando pôr em prática algumas técnicas de meditação transcendental):)
Muitos seus Parabens e felicidades da Charneca da Caparica, e continue a deleitar com fotos ,todos aqueles que acedem a este site, tao simpatico. Bem haja!
os parabéns a nós por te termos cá.
e o nosso obrigado.
:)
Grata pela amabilidade, Mena:)
Obrigada, Carlos:) Também aprecio ver-vos por cá, é o conjunto que se torna expressivo.
Andas em meditações transcendentais???
Cuida-te!
Ainda vamos parar à Lua :D
Obrigada e Parabéns por este Blog.
Obrigada pelos momentos felizes que já me proporcionaram.
Obrigada por permitirem que «penetras» como eu, que há pouco tempo vos descobriu, possa usufruir do vosso espaço.
Felicidades para todos
Caro Lumar:
O blog já tem 6 anos. A nossa querida Teresa celebra o seu primeiro aniversário como postadora aqui. De facto estamos de parabéns, mas pelo ingresso dela aqui no Dias:)
Um abraço e obrigada pelas suas palavras. Gostamos muito de o ter por aqui.
Atrasado mas com a necessidade de deixar um sinal a quem lhe tem dado, para além do resto, bons pretextos para ir à procura de livros e autores que, por vezes, já não lhe ocorrem.
Um abraço, Teresa.
Obrigada, gin, é bom sermos vários por cá. Garanto que sozinha nunca sentiria o entusiasmo de criar um blog e tudo aconteceu de forma simpática (e para mim inesperada).
A data, lembrei-a por graça e por motivos óbvios:)
Um abraço.
Enviar um comentário