12 de outubro de 2009

Um interessante blog

Image and video hosting by TinyPic

Este mesmo.
Escrito por Rafael Santos, um motorista da Carris conta as peripécias da sua vida. De notar a qualidade da escrita e do design do blog . Num dos seus textos, questiona-se porque são tão as  raras pessoas  que cumprimentam quando entram no autocarro. Também é assunto que me deu que pensar.
Parabéns ao Rafael Santos! Quando entrar num autocarro vou espiolhar a ver se é ele o condutor!

5 comentários:

Anónimo disse...

Pessoas invisíveis... Como os porteiros ou recepcionistas, as empregadas de limpeza, os contínuos, os varredores de ruas, os idosos, os sem-abrigo. Todos os dias me horroriza a indiferença com que pais, crianças e adolescentes passam tranquilamente na passadeira do colégio (!) do meu filho sem atribuírem um olhar, um sorriso ou um simples "bom dia" ao "lollipop man" que vela pela sua segurança.
Cumprimentos,
Carla Jané

Luísa disse...

Eu não considero que sejam pessoas invisíveis. As pessoas é que não os querem ver. Mas também há o outro lado, há quem seja educado e diga bom dia e por vezes ouve um grunho, outras nem isso... E quando se pedem informações?!? Eu sei que eles não são o posto de turismo, mas... podem fugir à explicação de forma eucada. Estou curiosa por passar lá. Obrigada pela dica!!

lulu disse...

Eu cumprimento sempre os motoristas da Carris. Alguns ficam muito espantados, a olhar com uma expressão do tipo: "esta cumprimentou-me porque me deve conhecer, mas não me lembro de onde". Infelizmente, vê-se que não estão habituados a ser cumprimentados.
Li algures que são um dos grupos profissionais mais propensos a depressões e outras patologias, exactamente por serem "invisíveis".

Rafael Santos disse...

Não podia claro está, deixar de comentar este post. Obrigado ao Dias pela referência. Também este blog já teve e terá sempre que se justifique o merecido destaque no diário do tripulante, no que a recordações toca.

Sobre os comentários aqui deixados, apenas dizer que, em todas as profissões há bons e maus funcionários, assim como pessoas mais educadas que outras, mas se pensarmos que ao fim de um dia de trabalho são em minoria os passageiros que dizem boa tarde, é natural que a certa altura já se ignore quem por ali entra.

Eu ainda não atingi esse ponto e continuo a dar a saudação a quem me cumprimenta. Mas lembrem-se sempre que quem ali está ao volante, não só tem de aturar passageiros mal dispostos, como leva com o trânsito da cidade 7 a 8 horas por dia.

E por vezes nem as pessoas sabem fazer as perguntas ou nem o fazem da forma mais adequada, é que o motorista saber onde é a Farmácia Marbel, por exemplo, não é uma obrigação.

Cumprimentos e votos de um excelente 2010

T disse...

Boas Festas caro Rafael:) Talvez já o tenha cumprimentado várias vezes:)