15 de agosto de 2009

Relembrar Sintra: o Eden Hotel

Em tempos, o nosso visitante César Ramos fez aqui referência ao Eden Hotel também conhecido por Casa Amarela, propriedade do pintor Veloso Salgado. Tratando-se de um edifício que por vezes vejo no caminho para a bela localidade de Eugaria ou ainda a rumar ao Penedo, resolvi fotografá-lo.
Não pretendendo limitar-me a deixar as imagens antigas e actuais desta casa inicialmente destinada a turistas, encontrei ainda alguma informação sobre a sua história.

Image and video hosting by TinyPic

O antigo Eden Hotel é um edificio de relevo na memória de Colares burguês e romântico. Foi erguido a partir de 1887 pelo industrial e republicano José Inácio Costa, proprietário da vizinha Vila Costa por ter surgido a ideia de dotar Colares de uma unidade hoteleira de categoria superior .

EDEN HOTEL em 1913

Uma vez construído, arrendou-o um tal Manuel Iglésias que se encarregou de o transformar num importante centro de turismo, tendo mais tarde sido vendido ao pintor Veloso Salgado que em Colares se fixou e o transformou numa residência de férias.
Enquanto funcionou como hotel, por lá passaram figuras como Alfredo Keil,Conde de Sabugosa, Conde de Valenças, Fidelino Figueiredo, Amélia Rey Colaço e o marido, Robles Monteiro e até finais da década de 50, a equipa do Sport Lisboa e Benfica, então treinada por Otto Glória.Ficaram famosos os saraus de piano, alguns executados pelo grande Viana da Mota, morador em Colares nessa época , que fizeram do local um recanto aprazível e único.
Alem do Hotel Eden e da Vila Costa(1885), José Inácio da Costa construiu igualmente as Vilas Alda e Ema para suas filhas (onde hoje se localizam os correios e a farmácia),tendo sido um grande filantropo ligado à construção da estrada para a praia das Maçãs, em 1886, à fundação dos Bombeiros e Banda de Colares, em 1891, ou à reconstrução da igreja paroquial.
in Algablogue

Aspecto actual do edifício:

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

6 comentários:

César Ramos disse...

TERESA!

Bem,... não há palavras... de contentamento e de agradecimento!
BEM HAJA!

José Veloso Salgado (1864-1945) nascido em Melon, Orense (Espanha), veio para Lisboa aos 10 anos, entregue a um tio litógrafo, com o qual aprendeu desenho litográfico. Tais dotes revelou, que foi mandado frequentar a Academia Real de Belas-Artes.

[onde mais tarde estudou JOSÉ TAGARRO].

Apaixonou-se por Portugal e 'pronto'!... naturalizou-se!

A sua Obra está espalhada pelo país e estrangeiro, exposta em Museus, Edifícios de Estado e pertença de particulares.
Um óleo sobre madeira, faz parte da minha pequena 'pinacoteca'.

Graças à Teresa, poderei revisitar a Casa Amarela 'in loco', com roteiro e ilustração pormenorizada!

V.Salgado comprou aquela propriedade, por gostar muito da casa e por amor a Sintra.

Ao abrir esta 'janela 'para me 'debruçar' sobre a vista da vossa maravilhosa Rua dos Dias que Voam,
senti uma vertigem de aparvalhamento! Hoje,... confesso que fiquei 'parvo' a sério! Não esperava ter esta prenda tão especial,... reveladora da exactidão, competência cultural e dedicação que todos vós põem em tudo o que fazem.

Aceite,... aceitem todos,... os meus Parabéns!

Nota:
São realmente DIGNOS de figurarem no MAPA!

teresa disse...

Obrigada em nome de todos, César.

E eu ainda agradeço ter ficado a saber tanto acerca da 'Casa Amarela' (que não é a do João César Monteiro):)

Se não encontrar o actual proprietário antes do Natal - altura em que costumamos fazer um almoço de colegas - pelo menos nessa altura, tentarei saber mais junto do actual proprietário, pois também fiquei curiosa e trata-se de uma pessoa que tem sempre coisas interessantes para nos contar:)

Irei também tentar conhecer alguns dos trabalhos de José Veloso Salgado, pois estamos em constante aprendizagem (todos juntos formamos memórias mais completas).

Unknown disse...

Nos anos sessenta era a Pensão Eden.

Passei lá dois verões, creio que em 1967 e 1968.

Pedro Ferreira

César Ramos disse...

Pedro Ferreira,

Boa noite. Não sei se irá dar por esta minha pergunta:
Nesses verões que lá passou, 'apercebeu-se' de que ali tinha residido um dos nossos maiores pintores? Alguma referência? Talvez não, pois ele faleceu em 1945!... já eram muitos anos...até 1967/68.

Obrigado e cumprimentos

teresa disse...

Os vossos comentários sobre a Casa Eden acabaram por me aguçar a curiosidade sobre a história do local. Logo que consiga saber mais sobre o assunto (nem que demore uns meses), prometo a divulgação:)

teresa disse...

Os vossos comentários sobre a Casa Eden acabaram por me aguçar a curiosidade sobre a história do local. Logo que consiga saber mais sobre o assunto (nem que demore uns meses), prometo a divulgação:)