15 de agosto de 2009

OS CINEMAS TAMBÉM SE ABATEM

Image and video hosting by TinyPic

Foi no cinema “Caleidoscópio” que se estreou em Portugal “Woodstock” – Três dias de paz, música e…amor”.
O “Caleidoscópio” como cinema já não existe. Situava-se no Centro Comercial com o mesmo nome. Foi inaugurado em 1 de Novembro de 1974, capacidade para 299 espectadores sendo Lauro António o primeiro director de programação.
O Centro Comercial Caleidoscópio ainda resiste no Jardim do Campo Grande, junto ao lago e allberga a Livraria Escolar Editora, o restaurante está desactivado e também há um clube nocturno, "Nell's" que tem escrito na montra que abre todas as noites às 23,00 horas.

Image and video hosting by TinyPic

Lamentavelmente o programa do "Caleidoscópio" não regista a data da estreia do filme. Os recortes que possui também não. Mas de certeza pode dizer que foi durante o chamado Verão Quente de 1975, ou, se preferirem, o "PREC"
O documentário realizado em 1970 por Michael Wadleigh, tem Martin Scorsese como assistente de realização, 185 minutos de duração e foi classificado para “não aconselhável a menores de 13 anos”.
O crítico Tito Lívio escreveu no “Diário Popular”:
”Finalmente chegou até nós, com bastantes anos de atraso um dos filmes mais importantes sobre o fenómeno da música” pop” e seus festivais que tiveram o seu grande auge nos anos 60, “Woodstock”, de Michael Radleigh.
Mais de trinta músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana perante mais de meio milhão de espectadores de 15 a 17 de Agosto de 1969. Faz agora precisamente 40 anos.
Nos textos incluídos no programa, pode ler-se esta afirmação de Michael Wadleigh:
“Parece que King Vidor declarou, depois de ter visto o filme, que teria dado tudo para para ter apanhado uma tempestade daquelas num filme. E um crítico disse que aqueles bocados à chuva lhe lembravam “Moby Dick”
Richie Havens abriu o festival às 17,00 horas de sexta-feira. Entre outros actuaram nesse dia Country Joe McDonald, John Sebastian, Tim Hardin, Ravi Shankar, Melanie Safka, Arlo Guthrie, Joan Baez , então grávida de seis meses.
No sábado destaque para Santana, Canned Heat, Janis Joplin Credence ClearwaterRevival, The Who, Jefferson Airplane.
No domingo actuaram Joe Cocker, Blood, Sweat & Tears, Johnny B. Good, Crosby,Stills, Nash & Young e Jimi Hendrix.
De novo Michael Wadleigh:
“Não escolhemos nada mais do que canções “políticas”. Não há praticamente nenhum sucesso do “hit parade”, nenhuma canção de amor, com excepção de “With a Little Help Of My Friends”, mas era uma canção de tal forma prodigiosa que não se podia não a utilizar.”

Image and video hosting by TinyPic

Não é caso para estranhar, mas o festival passou, quase, completamente ao lado dos portugueses. Apenas o “Em Órbita”, em pequenos apontamentos, se lhe referiu. No entanto a História acontecia ali naquele chuvoso fim-de-semana de Agosto de há 40 anos, e, como é hábito dizer-se, nada seria como dantes.

6 comentários:

teresa disse...

Que modo original de mencionar aniversário de Woodstock (entre outras referências apresentadas no post), gin.

O Caleidoscópio, em conjunto com a piscina do Campo Grande , é outro dos locais que me faz virar a cara quando por lá passo (é triste observar a decadência), não sei se é por ter nascido 'nesta aldeia', como diz a minha sobrinha (será algum 'bairrismo'?) ... a degradação de alguns dos seus espaços ligados a tão boas memórias, entristece.

Quanto ao mítico festival e lembrando ainda hoje com nitidez todos os seus temas, o 'Motherless Child' foi decididamente o mais marcante (parecendo que o estou a ver e a ouvir 'agorinha mesmo' no filme, é claro):)

Não sei se o gin-tonic já aqui fez referência ao cinema Berna que tento localizar quando passo pela área, jã não conseguindo fazê-lo.

teresa disse...

Ainda hoje de 'estarrecer': Freedom/Motherless Child na versão com a envolvência do local:

http://www.youtube.com/watch?v=o-d5x-CiTUs

Paulo disse...

No Berna eu vi o Jesus Christ Superstar, e acho que foi lá a estreia.

gin-tonic disse...

Não Teresa, o "Berna" ainda não foi referido nesta rubrica mas não tardará muito.
Fechou em meados dos anos 80, passou a estúdios da TVI, então "Canal 4". Actualmente o espaço mostra-se sem sinais de utilização. Encontra-se por detrás da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no lado da Avª Marquês de Tomar. É propriedade do Patriarcado.
Um abraço e bom domingo

teresa disse...

É verdade, caro gin. Já consigo visualizar o caminho para o cinema Berna:) E o comentário do Paulo também me trouxe à memória o facto de por lá ver visto o Jesus Christ Superstar.

Abraço

Teresa disse...

Posso confirmar que Woodstock estreou no Caleidoscópio em Fevereiro ou Março de 1975. Tenho um retrato tirado nesse dia e no verso diz Marco de 1975 (está na Gota).