24 de abril de 2009

Ontem fez cem anos que...



No dia 23 de Abril de 1909, cerca das 17h 04m, ocorreu o maior sismo gerado em terra durante o século XX no território nacional. Teve origem no sistema de falhas do Vale do Tejo, atingiu uma magnitude inferior a 7,0, e foi sentido com uma intensidade máxima de grau IX a X (MMI) na região de Benavente e Samora Correia, onde se localizou o seu epicentro.
Em Lisboa a intensidade máxima sentida foi de VI, tendo causado apenas danos materiais.
Na região de Benavente, provocou a morte de 46 pessoas e ferimentos em outras 75, números que se deveram ao facto de grande parte da população se encontrar a trabalhar nos campos. Da destruição causada resultaram avultados danos materiais e um elevado número de desalojados, o que gerou uma imensa campanha de solidariedade, organizada pela imprensa e bem documentada nas páginas que agora se disponibilizam.
Ver aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem, tenho aqui leitura pró fim de semana, T. Os jornais não só escrevem sobre o terremoto como mostram imagens e palavras deliciosas sobre Portugal no príncipio do século XX.

T disse...

E há os relativos ao sismo de 1969. São muito interessantes também, pelas razões que apontaste:)
http://www.cm-lisboa.pt/?idc=472&idi=41745

Anónimo disse...

Desse tenho eu leve lembrança. Era miúda mas lembro-me dum frasco de aftershave Tabac a abanar em cima da cómoda durante o termor de terra quando o meu pai me foi buscar à cama para nos por-mos todos debaixo da ombreira da porta.
Obrigada pelo link T.