5 de outubro de 2008

life, death, love and freedom, o grande mellencamp está de volta

john cougar mellencamp é um dos melhores criadores de canções americanos.
e um dos mais ignorados, principalmente fora dos estados unidos.
durante muito tempo foi uma espécie de contraponto rural ao 'urbanismo' de bruce springsteen.
e como nestas coisas das músicas muitas vezes as pessoas ouvem por exclusão, este contra aquele, quem ficou a perder foram os ouvintes.

em julho deste ano john mellencamp lançou aquele que é para mim, e ao fim de poucas audições ainda, o seu melhor album.

Image Hosted by ImageShack.us
consta que demorou 12 dias a compor todas as canções. solitariamente. com um estranho medo que a vida lhe diga adeus antes de cantar tudo o que tem dentro de si.
life, death, love and freedom é o trabalho mais sombrio, o mais complexo do ponto de vista da escrita, o mais empenhado socialmente e uma produção cuidada a cargo de t bone burnett.
este album é obrigatório ouvir !!!
e seguramente um bom começo para os que precisam de começar a descobrir aquele que é uma das melhores coisas que a américa produziu.

ouvir aqui

5 comentários:

Anónimo disse...

"consta que" demorou 12 dias a compor todas as canções. solitariamente. com um estranho medo que a vida lhe diga adeus antes de cantar tudo o que tem dentro de si.

Frase invulgar nas tuas linhas. Recordou-me um texto onde referes como o acumular de "consta que" colhidos aqui e ali criam figuras que acabam por resultar em lendas.

Anónimo disse...

À parte a mais-valia do post - a música e o seu autor. Que não conheço e, se ouvir a este hora, sou despejada do prédio...

:)

carlos disse...

a propósito do 'consta que demorou 12 dias':
as informações sobre o tempo que a estrutura base deste album demorou a compor variam um pouco.
não divergindo muito na quantidade de tempo, mas ainda assim divergindo.
alguns textos referem, de facto, os 12 dias (facto mencionado igualmente no coyote pelo pedro costa), outros referem 2 semanas.
na verdade,,penso que nem o autor saberá dizer exactamente os dias que terá demorado a fazer, já que aquelas canções, com aquele tipo de intensidade e algumas referindo-se a acontececimentos reais (como o caso das 'jena 6', as seis adolescentes negras do liceu de jena que foram acusadas de terem agredido uma colega branca (http://en.wikipedia.org/wiki/Jena_Six) em dezembro de 2006) dificilmente saem 'do nada'.
felizmente este album voltou a colocar mellencamp no caminho do reconhecimento por gente que nunca lhe tinha ligado muito e chegou logo na primeira semana ao top10 das vendas nos estados unidos, garantiu uma nomeação para um grammy com a canção 'our country', que mellencamp teve que obrigar mccain a retirar da sua campanha, acusando-o de provocador já que ele é um dos mais acérrimos apoiantes de obama.

carlos disse...

a parte do 'estranho medo que a vida lhe diga adeus' é isso mesmo:
é estranho que um tipo com a minha idade tenha medo que a vida lhe fuja de repente.

T disse...

Eu não acho nada estranho.