23 de junho de 2008

Ecos da Semana

Pois é. A vida é um contínuo acto de troca.
Um dia o Z e a S ofereceram-me este livro, que reúne as pranchas do Botelho caricaturista e humorista.Entre 1928 e 1950, Carlos Botelho publicou esta série ,"Ecos da Semana", no conhecido Jornal Sempre Fixe. E por aí perpassa tudo o que houve de interessantes na sociedade portuguesa desses anos. Muitas vezes interveio o lápis azul,pois então. É que as mulheres de Botelho tem todas um quê de languidez e erotismo. E as críticas sociais e políticas não faltavam.
Ele despede-se dos seus leitores assim e vou reproduzir o o texto da sua última prancha:
Há 22 anos e meio que desenhei os primeiros Ecos da Semana. Ainda os meus filhos eram uns miúdos. ...E já lá vão 1177 páginas que os meus leitores me aturaram- em que o meu Piu me salvou de várias enrascadas... em que abri uma tenaz campanha contra o convencional parece mal (desculpas aos ofendidos)... em que me atirei contra o hábito do escarra cospe (cuspam à vontade)...e m que censurei a D. Encrenca que se atravessa no trânsito e na vida de toda a gente...em que critiquei as damas que copiavam às cegas as roupas das refugiadas...em que fiz coisas com piada e outras sem piada nenhuma...mas agora achei que era boa altura de me retirar das lides e fazer as minhas despedidas aos milhares de leitores incógnitos(...)
aos meus netos Pedro Gabriel e Manuel ofereço esta minha última página"
Sem dúvida que o vou mostrar aqui mais vezes. Mas hoje mostro-vos o estudo que fez das banhistas de 1937. Simplesmente notável. Clicar para ampliar e rir com as imagens.
É que rir faz bem...

Sem comentários: