13 de março de 2007

As bibliotecas itinerantes

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Quando eu era miúda, em Coimbra ou na Póvoa, já nem sei, quando aparecia esta furgoneta era um momento de alegria. Eram da Gulbenkian, recheadas a livros e eu ficava tipo tresloucada. Tinham um cheiro especial . Pena só, o limite de livros que nos emprestavam.
Sempre li o que podi em bibliotecas. Eu arruinava a família com a quantidade e velocidade da minha leitura. Por isso, a alternativa que me deram, foi a de ler o que havia em casa em francês. Aprendi num instante, tal a pressa que sempre foi uma característica minha, para o bem e para o mal.
Estas fotos são do Arquivo Municipal de Lisboa (vénia). A Inauguração das bibliotecas da CML em 1961 e as da Gulbenkian em 1964 na Feira do Livro. Estranhamente a feira parece igual à de hoje.
Belas furgonetas. Porque acabaram?


Image Hosted by ImageShack.us

Sem comentários: