31 de janeiro de 2007

Considerações avulsas

Até gosto do poema da Marge Piercy. Gosto muito da simplicidade e força da mensagem.
Mas não me comove... Ou melhor, não me comove em relação ao que a Maria me quer fazer comover: parece-me que a resposta adequada - ao direito do viver feminino - não é aborto mas sim contracepção.

Fiquei a pensar naquilo que o Carlos me disse, na minha contradição insanável: não concordo que o aborto seja permitido [nas condições em proposta] mas, por outro lado, não quero que as mulheres que o praticam sejam penalizadas. Ok, pronto... assumo a contradição: talvez seja por isso que ainda não sei como votar.
Mas eu não me importava nada de ouvir alguns defensores do sim assumirem uma contradição, pelo menos uma, como fez Hillary Clinton ao dizer qualquer coisa como isto: Abortion: safe, legal and never.

16 comentários:

Anónimo disse...

nao é pelo sim nem pelo nao que o aborto deixa de se fazer,continua tudo na mesma,quem tem dinheiro aborta bem..na clinica quem é pobre aborta de qualquer maneira...sou pela despenalizaçao do aborto,nao acho que seja um método anticoncepcional,mas se necessário se a mulher assim o entender..porque nao fazê- lo,é preferível ter crianças sem condições...depois sao abandonadas,entregues a instituições onde chegam a ser maltratadas...e ate abusadas sexualmente...tudo em nome da vida...que se lixe essa vida e aqueles que a defendem desta maneira,tou farta das tias cheias de filhos com maridos que as sustentam ....histéricas a gritarem pelo nao...já nao há paciencia. isa

carlos disse...

estou um bocado como a nossa nova amiga isa.

amigo gasel,
eu também podia assumir contradições.
poderia dizer que, pelo menos que eu saiba, ninguém jamais fez um aborto em que tenha sido interveniente (isto é tenha sequer participado do acto sexual que está na origem da coisa).
obviamente que defendo (como o imensa maioria dos que defendem o sim) que quem é o feto deveria cesenvolver-se até ser uma pessoa de facto e de direito.
mas essa não é a questão.
a questão não está em vai continuar a haver abortos ou não.
vão continuar a haver.
e vão continuar a haver muitos abortos feitos por gente que vai votar não no dia 11.
se calhar em igual pergentagem a abortos feitos por gente que vai votar sim e a gente que nem sequer vai votar.
a única questão aqui, independentemente da natureza ou teor da pergunta é uma e uma só:
quem participar num aborto (mãe, pai, clínicos) vão ser julgados criminalmente por isso?

eu acho que não.

o mundo é feito de contradições e nesta questão todos estamos cheios delas. não és apenas tu.

mas não devemos complicar o que é simples.
esta é mesmo uma pergunta de sim ou não.

independentemente do que tu achas que farias com a tua consciência se o casso particular fosse contigo.

T disse...

Paulo, claro...a çlei é aprovada vamos todas engravidar e fazer um aborto..Achas? Tem juízo, pá:)

Gasel disse...

Hummmm??? T, mas eu disse isso? ou pode-se depreender isso do que eu disse?

Ou fiz-me entender mal???

Gasel disse...

... não sei se tem a ver co aquela frase da HC.O sentido da frase é aplicado ao colectivo e não ao individual...
Ou seja ela dirá qq coisa como: "Quero que o aborto seja praticado de forma segura e legal, mas também quero que o aborto nunca seja praticado."

Capice?

Gasel disse...

Ahhh... e em relação à M Piercy: Se ligarmos o aborto ao poema, faz-se a apologia do aborto como método contraceptivo!

T disse...

Mas ninguém quer fazer a apologia do aborto como método contraceptivo, vamos lá a ver bem a questão. Não acredito que nenhuma mulher o faça, a não ser por total ignorância ou por ser ainda criança ( sim , vi já meninas mães aos 12 anos). Adiante no assunto.
Aborta-se por se ter tido azar, ou ter sido descuidada ou por a vida não permitir de todo em todo estar-se grávida e ter uma criança.Acredito que o número de abortos diminuiu por causa da pílula do dia seguinte e o facto de ser vendida livremente.
Ninguém tem dinheiro Gasel, para fazer a contracepção a 600 ou 700 Euros por cada aborto, nem ninguém o deseja. Quem o já fez sabe quão triste, desestruturante e pertubador é fazer um aborto.A depressão que provoca, a lembrança, a sensação de indignidade e de profanação do nosso corpo.Não imaginas como é mau este processo, Gasel. E por isso, defende que quem o quer fazer, não seja penalizado com mais nenhuma sanção. Chega o que chega.

André disse...

É evidente que o aborto é um método contraceptivo extremo e depois?

Discordo absolutamente que o útero seja apenas um invólucro como foi dito num comentário a um post anterior. se o útero é apenas um invólucro, a mulher também é apenas um invólucro e sendo assim o próprio feto tem uma probabilidade de 50% de também ser um putativo invólucro se tiver um proto-útero... como metade deles costumam ter.

Se é preciso um paradigma moral rígido à prova de contradições parece-me que a viabilidade extra-uterina do feto será o melhor critério para definir o direito à vida. Antes disso será apenas uma extensão da mãe e pode ser muito desejado e amado ou um corpo estranho.

Sem contradições

Anónimo disse...

obrigado carlos..finalmente parece-me que alguém me entendeu.
isa

lebredoarrozal disse...

a isa disse tudo o que eu queria dizer:)

maria

Anónimo disse...

entao gasel já sabes como vais votar? cuidado,já nao tens muito tempo para pensar,depois de leres estes comentários ainda nao se fez luz na tua cabeça?
isa

Anónimo disse...

Ouvi ontem na televisão, um distinto sr.dizer "votar sim á despenalização do aborto, não vai obrigar ninguem a abortar".
E o curioso é que me parece o que o tal distinto senhor tem razão...
Que mais será necessário dizer, aos senhores de um só beijo e até aos indecisos ???

Gasel disse...

Ó isa , tem calma e não te apoquentes... olha que eu não estou nada preocupada com as minhas indecisões.

Prefiro, de longe, 1 pessoa só com "boas" dúvidas que um monte de gente com "más" certezas [o que nem que dizer que se aplique aqui]

Quantos à luz na cabeça: se fosse pelo que li aqui [nestes comentários] estava bem arranjado!!!

:)

Anónimo disse...

nao te zangues gazel..nao tou apoquentada com as tuas indecisões,preocupa-me sim os milhares de indecisos...muitas vezes são esses que nos levam à forca...no sentido figurado claro...
isa

Gasel disse...

Não tou nada zangado, não viste ali o sorriso??

;)

Anónimo disse...

as vezes um sorriso ..pode ser de troça,nao acredito que seja o teu caso....brigada pelo sorriso simpático
isa