como todos os anos acontece, a wine spectator acaba de publicar a lista dos 100 vinhos que escolheram como os melhores do ano de 2006.
como de costume, a presença portuguesa é pouco mais que simbólica.
mesmo dando de barato que esta lista é feita pelos jornalistas de uma revista americana e que poderá reflectir os gostos dominantes nos enólogos e consumidores americanos, não deixa de ser sintomático que dos mais de 13 000 (!!!) vinhos analisados para estes 100 escolhidos, apenas 3 tenham sido produzidos em portugal.
a classificação dos portugueses é:
18º quinta do vale meão, douro, 2004. um score de 97 e um preço de usd $60
47º quinta do crasto, douro reserva old wines 2004. um score de 93 e um preço de $35 usd
97º Symington, altano reserva (touriga francesa/touriga nacional) 2003. um score de 91 e um preço de $18 usd (sim!!! um preço de 18 dólares no retalho americano.....)
ainda assim não deixa de ser um progresso.
há uns anos, os únicos vinhos portugueses que entravam nestas listas eram os vinhos do porto.
neste momento já conseguimos 3% em vinhos de mesa.
mas o que mostra também esta lista é que vinhos considerados de excepcional qualidade estão à venda no retalho americano a preços mais baratos que algumas surrapas são vendidas em portugal.
com o equivalente a uma nota de 20 euros (26,2 usd) podemos escolher entre 33 (!!!) vinhos considerados entre os 100 melhores de 2006.
se pensassem um pouco melhor na política de preços, talvez os produtores portugueses não se chorassem tanto por causa dos excedentes
aqui podem ver o que alguns dos responsáveis pela lista acham dos melhores vinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário