ontem falava o braga a proósito da sua lista de covers.
reconheço-lhe aqui algumas semelhanças.
em tempos também andei viciado em versões 'melhores que os originais'. o que poderemos chamar apropriações enriquecedoras.
há trabalhos absloutamente deslumbrantes que entram directamente para a categoria dos heargams (o fabuloso 'for the stars' é um caso exemplar).
alguns compositores só mesmo em versão cover os consigo ouvir (birds, p.e.).
outros são tão fortes no seu original que nunca as versões conseguem descolar.
por muito que sempre me tenha dado bem em águas folksy, nunca achei muita piada aos 10,000 maniacs até ao seu derradeiro trabalho, o absolutamente obrigatório unpluged mtv.
aí reparei que a sua vocalista, além de muito bonita (to say the least),
tinha uma voz fabulosa.
com mais ou menos cuidado, passei a seguir a carreira da natalie merchant.
é o que se pode chamar uma especialista em covers melhorados (se é que isso posa ser uma categoria).
ontem, em mais um passeio de férias pela fnac, tropecei neste disco que andava há algum tempo á procura:
editado pela sua própria editora, a myth records, natalie merchant junta aqui uma série da clássicos da folk-rock (crazy man michael a fazer esquecer sandy denny), sally ann (dos horseflies), hinos protestantes com centenas de anos (weeping pilgrim), canções da luta dos mineiros do kentucky (witch side are you on?), canções antológicas da folk americana (down on peggy's farm, que também é conhecida como hard time in the country).
é seguramente o disco mais seguro da natalie merchant.
seguro na voz.
seguro na criteriosa escolha de canções (a que pomposamente chama 'a collection of traditional & contemporany folk music'
seguro nas pequenas e suficientemente explicativas notas que acompanham cada canção.
este disco é muito mais que um repositorio de canções folk.
este disco é um grande disco.
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