30 de novembro de 2005

semana da música italiana aqui na casa... mais do mesmo

as faraulla
Image Hosted by ImageShack.us

são um daqueles deslumbrantes 'grupos de gajas' cheias de 'pelo na venta' que cantam a plenos pulmões.
todas elas percorreram caminhos diferentes até se juntarem nos idos de 95 para criar esta espécie de aventura da voz.
o grupo pode ser considerado como de canto a capella, mesmo que pontualmente utilize algumas percussões tradicionais.


vêm do sul da itália, da puglia, e roubam o seu nome à mais profunda caverna da murgia (o planalto da puglia) e, tal como o nome que transportam, as suas vozes querem transmitir isso mesmo: um som que vem das entranhas daquelas que o cantam.
cantam principalmente no dialecto da zona, mas os textos nos discos trazem explicações para o assunto.
este disco

Image Hosted by ImageShack.us
é um heargasm.


coisas a lembrar a música da córsega e da sardenha em mistura com o mezzogiorno: a polifonia a 'abrir' depois dos primeiros acordes e que nos deixa sem fôlego.

uma amiga italiana que conheci este verão, dizia-me, depois da primeiro espanto por eu conhecer as senhoras e trazer este disco no carro, que uma vez tinha assistido a um concerto delas e que a única palavra que tinha para o descrever era: deslumbramento.

tenho pena de nunca ter assistido a nenhum, mas haverá tempo. espero eu.




nota: a minha expressão 'grupos de gajas' funciona em opisição às girl bands. os 'grupos de gajas' são, obviamente grupos femininos onde não só a qualidade musical (de acordo com os meus padrões de gosto) é diametralmente oposta à das 'girls', como a atitude posta no canto é de uma grande entrega, frontalidade e 'virilidade', se me faço entender.
quando falo em 'grupos de gajas', refiro a grupos como esas faraula, as vaartina, as laïs, as evasion. ou indo mais atrás no tempo a coisas como as indigo girls ou as roches.

Sem comentários: