28 de novembro de 2005

figli di origine oscura

'les anarchistes' é uma banda criada na ressaca cultural da cimeira dos g8 em génova.
oriundos da zona de carrara, trazem na bagagem a tradição das lutas operárias italianas, durante muito tempo influenciadas pelo anarco-sindicalismo.
o nome foram buscá-lo directamente a leo ferré tal como muita da influência musical vem também de grupos franceses como os 'les negresses vertes' ou 'noir desir' misturado com as influências do canti partigiani na senda de gente como michele straniere.

Image Hosted by ImageShack.us

'figli di origine oscura', é o seu primeiro disco e faz, como muitas vezes acontece nas primeiras obras o papel de manifesto de intenções.
está lá tudo: desde o incontornável 'bella ciao' às canções dos cantoneiros das pedreiras de carrara; da condenação da guerra às proclamações libertárias; das homenagens a sacco & vanzetti às lutas operárias ou de resistência à guerra fascista.

em tempos postei aqui uma canção deles (su fratelli pugnamo da forti).
hoje, e porque finalmente consegui o cd, posto sobre a obra no seu conjunto.

uma das grandes vantagens deste 'anarchistes' é o facto de, embora com linguagem musical urbana influenciada pelo folk, o jazz e os anarquistas franceses, o fazem numa sonoridade 'italiana', se nos podemos entender assim.
a sua abordagem, por exemplo, do bella ciao, em comparação com a dos modena city ramblers (que mais parecem uma das 4 milhões de bandas irlandesas) faz com que ou ouvir saibaamos que estamos perante uma banda italiana a cantar em italiano um hino da resistência italiana.

'figli di origine oscura' é um disco obrigatório para perceber a nova musica italiana.

Sem comentários: