Duas histórias recentes, fazem-me duvidar se ainda vivo na Europa. Parece-me mais que estou em Marraquexe, mas adiante, vou é contar o que sucedeu.
Resolvi numa da "Bagona Félix" cortar despesas supérfluas. Determinei duas à partida: O canal Lusomundo, que tem uma programação péssima e repetida, e exterminar o telefone fixo da PT. Telefonei, mandei os faxes a pedir a cessação dos serviços.
1-Telefona-me a TVCABO". Uma senhora muito simpática disse que tinha tido a informação que eu quereria prescindir dos canais Lusomundo. Eu disse-lhe que sim e expliquei as razões. A voz continuou a insistir e eu a dizer que não. O último argumento foi "como a senhora tem a TVbox paga, pode desfrutar dela, pagando só o canal mais barato o Disney!". Eu já um bocado farta, disse que não tendo crianças em casa , o canal Disney não me serve para nada. "Ok , então vou passar a informá-la dos procedimentos da desistência". Eu já irritada , aliás a ferver, disse "Minha senhora, eu já desisti por isso é que me está a telefonar, não?". "Claro, peço desculpa, foi erro meu. De facto a senhora desistiu no dia 11 de Abril". A questão aqui residia num pequenino detalhe. Se não tivesse desistido antes de dia quinze, manteria activo o serviço mais um mês. Ou seja, a atendedora jogava com o factor desinformação.Interessante forma de actuação. E esbaforida ia desligar, sem me explicar , como é que eu entregava a TVBox.
2- Telefonam-me da PT. Outra senhora de voz maviosa (porra, ao menos ponham gajos a falar). De novo a história do motivo da desistência. Como pago mais de aluguer que de chamadas, a senhora entendeu depressa. Aí propôe-me reduzir para metade o preço do aluguer. Eu continuei a não querer o telefone fixo. Fala-me das promoções de graça ao fim de semana. Eu nada.
Aí chega a última proposta, conserva o seu número de telefone sem encargos nenhuns, só para receber chamadas. Acho que perguntei duas vezes "Sem encargos nenhuns???"!". Assim optei por esta hipótese, de que percebo o pragmatismo inerente.
Mas não acho muito justo. Neste momento existem por todo o país certamente, pessoas a pagarem preços diferentes por serviços iguais. Quem reclamou teve sorte, quem não o fez continua a pagar o mesmo. Chateia-me sobretudo pensar que são pessoas de mais idade, para quem o telefone da PT é um objecto tão indispensável como um fogão ou um frigorífico.
Resumindo e concluindo:
Gostaria muito que houvesse livre concorrência para o abastecimento de água ,luz e gás.
Acho que pagamos balúrdios. Adoraria baixar os preços das inúmeras parcelas que pagamos sem percebermos exactamente a que correspondem.
Entretanto vou-me começar a habituar a regatear e a refilar. Talvez a trocar objectos. Porque a crise está aí instalada e há que geri-la.
Abeijo-vos.
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